Com o objetivo de aprofundar o contato com a realidade que envolve o fenômeno da migração na fronteira, a Comissão Episcopal Pastoral Especial para Enfrentamento do Tráfico Humano – CEEPETH da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, participará da Missão Fronteiras da Venezuela, que acontece de 28 até o dia 3 de março.
Dom Evaristo Pascoal, bispo da Prelazia do Marajó do Regional Norte 2 da CNBB (Pará e Amapá) e a Ir. Marie Henriqueta Cavalcante da Comissão de Justiça e Paz integram a Comissão, mas nessa missão apenas a coordenadora da CJP estará presente.
Essa missão é de extrema importância, pois a situação que envolve a migração atual na fronteira entre o Brasil e a Venezuela, deve ocorrer a verificação se há ocorrência do tráfico humano. Durante a visita da Irmã Henriqueta será elaborado um documento para análise e proposição do que a Igreja pode ajudar, no sentido de denunciar e na assistência.
É o momento também para dialogar com as autoridades locais, identificando as necessidades mais urgentes, as ações em curso e, as lacunas no atendimento para a população. Haverá também roda de conversa, visita de observação à dinâmica da fronteira, ao abrigo Tancredo Neves, entre outras atividades.
Foto: G1