por Aritana Aguiar / Ascom Arquidiocese de Santarém
A Pastoral Rural da Arquidiocese de Santarém deu início nesta segunda-feira, 06, a Semana de Formação da Área Rural 2025. O encontro segue até sexta-feira, 11, no Centro de Formação Emaús, com o tema “Celebração da Palavra de Deus e seus Ministérios”. O objetivo é aprofundar o entendimento sobre a importância da Palavra de Deus nas Paróquias e Áreas, bem como explorar os diversos ministérios que enriquecem as celebrações. Participam diversas lideranças da zona rural desta Igreja Particular.
A programação iniciou com uma missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman. Ele ressaltou que a Semana de Formação Rural é um período propício de um revigoramento espiritual. “Para se formar na doutrina, na ação missionária, para termos bagagem e depois desenvolver nas comunidades, nas áreas pastorais, nas paróquias durante o ano todo”. Dom Irineu ressaltou também sobre este encontro ser um momento de entrosamento entre os participantes. “Os padres e os diáconos do interior também estão presentes, assim como a vida religiosa. Então, é um trabalho de unidade e comunhão de nossa Igreja local, aqui que o Sínodo dos pede: caminhar juntos em comunhão, participação e missão”.
A temática da formação é conduzida pelo padre Antônio Cláudio, pároco da Paróquia Cristo Rei, em Monte Alegre. Ele afirmou que o objetivo é obter mais elementos, conhecimentos e segurança para os leigos que presidem as celebrações nas diversas comunidades da Arquidiocese.
Padre Antônio Cláudio destacou que o documento 108 da CNBB – Ministério e Celebração da Palavra será utilizado como base para estudo durante a formação. “Nele iremos ver a estrutura, os elementos, os serviços, os ministérios. São orientações litúrgicas e pastorais para a Celebração da Palavra com base nesse documento da CNBB. Também iremos aprofundar um pouco mais a questão dos ministérios e, também, do canto na celebração”. O presbítero lembrou que a última formação sobre Celebração da Palavra na Semana de Formação Rural ocorreu há 18 anos, e ressaltou a necessidade de se rever a temática.
Maria do Socorro de Jesus Silva, liderança da Área Pastoral São João Paulo II, Região 9 de Pastoral, participa da Semana de Formação da Área Rural há 15 anos. Para ela, iniciar o novo ano com a formação, é sempre uma renovação de caminhada. “É reforço para a nossa caminhada, e durante todo esse período consigo ter um conhecimento maior de como funciona, principalmente os aspectos da liturgia. Para mim, é muito válido esses momentos de formação”. Ela afirmou gostar bastante desses encontros: “Posso dizer que sou perseverante na caminhada. Durante esses 15 anos que tenho na caminhada, eu me sinto mais com uma experiência maior. A gente só tem a ganhar cada vez que participamos desses momentos”.
Outras abordagens
Outros assuntos também serão abordados durante a Semana de Formação da Área Rural 2025. Na segunda-feira à noite, houve uma palestra sobre o Ano Jubilar de 2025. Na terça-feira haverá uma reflexão referente às festas religiosas nas comunidades; na quinta-feira uma palestra de combate às drogas; e na quinta-feira terá a palestra com o tema “Ecologia Integral e agroecologia e homeopatia na terra”. Essas abordagens serão a noite. Já na sexta-feira, durante o dia, acontecerá a formação sobre a Campanha da Fraternidade (CF) 2025, com assessoria da Equipe da CF da CNBB Norte 2.
A Semana de Formação Rural é realizada há mais de 60 anos na Igreja Particular de Santarém.