por Vânia Sagresti / Pascom Diocese de Castanhal
fotos Andrew Barbosa e Igor Modesto/Pascom Vigia

“Os Jesuítas, nos tempos de antanho, residiram na Vigia, onde construíram a atual Matriz, boa igreja de estilo colonial, sólida e graciosa. Um povo que guarda, fielmente, o patrimônio de fé dos antepassados.” Da Obra: A Margem da Visita Pastoral de Dom Antônio Lustosa, 1935.

O trajeto histórico dessa igreja, neste lado da Amazônia, sua arquitetura, que projeta o tamanho do seu envolvimento pastoral, e o acolhimento do anúncio da Boa Notícia de Jesus tomaram reconhecimento com a elevação dela a Santuário Madre de Deus.

O coração do povo de Vigia se alegra com esse acontecimento, recordando que em dezembro de 2024, a Igreja Madre de Deus tinha sido reformada, e reaberta para as celebrações litúrgicas. Faz bem lembrar que este magnifico templo ostenta, também, o título de Patrimônio da Cultura Nacional, tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 14 de dezembro de 1954.

Nesta noite de domingo, 21 de dezembro, os fiéis vindos das diversas comunidades da paróquia, lotaram a quadra do Educandário Nossa Senhora das Neves para participar da Missa na intenção da elevação, celebrando também a administração do sacramento da Confirmação a jovens e adultos vindos das comunidades rurais e urbanas do município.

Dom Carlos presidiu a Missa com a concelebração do pároco, padre Silvestre Sales e outros padres da diocese. Na sua homilia, meditando sobre as leituras propostas, do tempo do Advento, evidenciou que nós conhecemos mais a anunciação do anjo a Maria do que a anunciação do anjo a José. É Deus mesmo que procura colaboradores para realizar a sua obra, e precisou de uma mulher que fosse morada digna do seu Filho, e precisou de um homem que pudesse cuidar dela e do Menino que nasceria dela. Deus precisou do sim de Maria e precisou do sim de José. Ele precisa, também, do sim de cada um de nós.

O bispo encerrou a Missa felicitando a todos os presentes: crismados e o povo em geral. com os votos de um abençoado Natal.

……………
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá. E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/