
por CNBB
Estão abertas as inscrições para a 129ª edição do Centro de Formação Intercultural (Cenfi), o curso de iniciação à missão no Brasil voltado para missionários estrangeiros que chegam para atuar no país. Ofertado num período de três meses, o Cenfi é promovido pelo Centro Cultural Missionário (CCM) e ocorre de forma presencial, em Brasília (DF).
“A iniciação à missão no Brasil é um tempo muito especial. É tempo para aprender a língua portuguesa e para mergulhar e conhecer melhor os costumes e as aspirações do povo brasileiro; tempo para se despojar da própria cultura sem arrancá-la; tempo para revisar os critérios pastorais para melhor se colocar diante dos novos apelos missionários; tempo para uma verdadeira encarnação, embora carregando os valores da própria cultura como bagagem que acompanha sempre; tempo para valorizar as diversas culturas dos irmãos e irmãs do curso; tempo para aprender novamente o que Deus pede de cada um como parte de um novo povo”, explica o diretor do CCM, padre Tiago Ávila Camargo.
O curso integra a vida comunitária, a introdução à sociedade brasileira e à caminhada a Igreja no Brasil e o ensino sistemático da língua portuguesa. Durante três meses, os missionários vivenciarão a dimensão comunitária partilhando a rotina de orações, estudos e convivência no Centro Cultural Missionário.
Por meio de e exposições e debates, será proporcionada a inserção na sociedade e na cultura brasileiras, com o estudo e a reflexão sobre elementos históricos e antropológicos do Brasil, a diversidade cultural e suas expressões; questões sociais, tradições e fenômenos religiosos; a caminhada da Igreja no Brasil e sua ação evangelizadora.
A terceira área integrada – ensino sistemático da língua portuguesa – objetiva fornecer ao aluno a possibilidade de estudar e aprender a língua portuguesa brasileira em todos os seus aspectos – gramatical, contextual, comunicativo – para que o missionário e a missionária possam desenvolver as suas atividades no país, bem como um conhecimento da realidade brasileira, tudo interligado com a vida comunitária.
Além da duração de três meses, há a oferta da forma parcial do curso, para o caso de missionários com domínio da língua portuguesa. Para mais informações e inscrições, clique aqui e acesse o site do CCM.
…….
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá. E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/