por Luiz Nascimento / ASCOM do Círio da Conceição 2024
fotos Setor 01 / Diretoria de Comunicação
A Diretoria da Festa de Nossa Senhora da Conceição realizou no último domingo (24) mais uma edição do Círio em homenagem à Imaculada Conceição, padroeira da Arquidiocese de Santarém.
Translado
A programação iniciou no sábado (23), por volta das 19h, com a Santa Missa no elevado da Praça da Matriz, presidida por Dom Irineu Roman, arcebispo metropolitano. Após o término da Celebração Eucarística, iniciou-se a transladação da Imagem Oficial da Imaculada Conceição, seguindo pela Av. Tapajós, Trav. Barjonas de Miranda, Av. Rui Barbosa e Rua Inácio Corrêa, onde várias homenagens foram realizadas no trajeto, com fogos, papel picado e muita oração. Por volta das 21h55, a procissão luminosa chegou à Paróquia de São Sebastião, onde os Frades e as pastorais daquela comunidade receberam a Rainha do Tapajós com o Hino da Festa e a tradicional queima de fogos.
A Imagem da Imaculada Conceição foi levada para o interior da igreja, onde foi realizada uma vigília durante toda a madrugada.
Enquanto isso, nas proximidades da Igreja de São Sebastião, os cordeiros também estavam em vigília. Por volta das 23h a Diretoria da Festa esticou a corda de 300m na via. Um momento de muita emoção e alegria.
106° Círio da Conceição
No dia seguinte, domingo (24), às 6h, foi realizada a Missa do Círio em frente à Igreja de São Sebastião, presidida por Dom Irineu e concelebrada por padres da Arquidiocese. Logo em seguida, às 7h, os fogos anunciaram o início do Círio de Nossa Senhora da Conceição 2024. O trajeto foi o tradicional: Av. São Sebastião, Av. Cuiabá e Av. Tapajós, até o elevado da praça da Matriz. No total, 12 homenagens oficiais foram realizadas por instituições públicas e privadas, além das residências, que também manifestaram sua fé.
Durante todo o Círio, o arcebispo conduziu a berlinda juntamente com padres e membros da Guarda da Imaculada Conceição.
Somente às 10h04 que a berlinda chegou à Praça da Matriz, e foi recebida pelos fiéis com cantos e festa. O encerramento se deu após a exposição e benção do Santíssimo Sacramento.
Segundo o Padre Ruy Barbosa, Diretor da Festa, esta edição do Círio desde o translado foi muito bem participada e tudo ocorreu dentro do esperado e programado pela Diretoria. O sacerdote destacou o serviço voluntário, por parte dos órgãos de segurança, da saúde e dos servos dos 7 setores que compõem a estrutura da coordenação da festa. O sacerdote também falou da programação dos festejos da Rainha do Tapajós, e encerrou a sua fala agradecendo todos os meios de comunicação presentes nos eventos do Círio.
Os festejos da padroeira seguem até o dia 8 de dezembro, dia em que a Igreja celebra a Imaculada Conceição. Na programação, há missa pela manhã, às 8h, e à noite, às 19h. Logo após, acontece a programação social com vendas de iguarias, feira do Círio e apresentações culturais.