por SEDCOM / Diocese de Óbidos
Uma festa religiosa marcante; histórica e emocionante, essas são os palavras que resumem o Círio de Sant’Ana 2024, que vai ficar marcado na história de seus 170 anos.
O Círio Fluvial saiu de Alenquer (PA) a partir da Paróquia Santo Antônio de Alenquer, e seguiu até a Comunidade Cristo Rei, onde centenas de fiéis estiveram nas várias embarcações acompanhando esse momento com a Padroeira da Diocese de Óbidos pelas águas do Rio Amazonas, até a chegada no município de Óbidos, e em Procissão até o Arquitetônico.
Na chegada da Imagem de Sant’Ana os fiéis puderam participar da Santa Missa que foi presidida pelo Bispo da Diocese de Óbidos, Dom Bernardo Johannes, e concelebrada por Dom Heinrich Timmerevers, Bispo da Diocese de Dresde-Meissen (Alemanha), Padre Davenir da Diocese de Nova Iguaçu, Padre Domingos Pedro, da Diocese de Salgueiro e padres diocesanos presentes na celebração.
O Círio torna-se mais especial este ano porque completa 170 anos de história e tradição, desde o primeiro Círio que foi realizado em 1854. De acordo com registros históricos. Neste ano, o Círio fluvial completou 86 anos.
A Festividade de Sant’Ana se entenderá até o dia 27 de julho com diversas programações, e as Santas Missas sempre às 19h30 na Catedral.
Peregrinação de Sant’Ana visitou áreas pastorais nos Regionais Norte 1 e 2
A Imagem Peregrina de Senhora Sant’Ana, retornou ao Município de Óbidos no último dia 6. A Peregrinação começou em Santarém, seguida por visitas a Macapá, e a Capital do Estado, Belém, onde a imagem visitou as famílias de obidenses residentes nessas cidades. A última parada foi em Manaus, onde a imagem foi recebida pela maior colônia de obidenses na Capital do Amazonas.
A ferry boat Obidense III, trouxe a Imagem de Sant’Ana que chegou ao porto do município no final da tarde, sendo acolhida por inúmeros devotos e fiéis. Após a chegada, aconteceu uma carreata percorreu diversas comunidades da cidade de Óbidos, celebrando assim o retorno de Nossa Padroeira, até a Catedral de Sant’Ana.