por padre Pablo Misley / Assessor Pascom Diocese de Bragança

Na última segunda e terça-feira, 15 e 16/9, os padres com até cinco anos de ordenação, conhecidos como clero jovem, reuniram-se em Ipixuna do Pará para a formação permanente anual. Trata-se de uma norma da Diocese de Bragança que, além da formação destinada ao clero em geral — exigida pela Igreja —, prevê encontros específicos para os padres recém-ordenados, promovendo momentos de unidade e partilha.

A formação deste ano abordou duas temáticas. A primeira foi um estudo sobre o sacramento da penitência, conduzido pelo padre Raimundo Elias, Cura da Catedral Diocesana. O sacerdote apresentou o documento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de 1977, que trata do sacramento da penitência.

A segunda temática consistiu em uma apresentação sobre as Diretrizes Diocesanas do Serviço de Proteção de Crianças, Adolescentes e Pessoas Vulneráveis, ministrada pelo bispo diocesano, Dom Raimundo Possidônio da Mata, com contribuições da irmã Alcilene, coordenadora do referido serviço.

O encontro foi considerado muito proveitoso, pelos padres participantes, proporcionando a eles momentos de partilha, escuta e confraternização, considerados fundamentais para a saúde e a manutenção da vida sacerdotal.

 

…….

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá.

E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/