No dia 26 de novembro, seminaristas do terceiro ano de Teologia apresentaram trabalho de pesquisa bibliográfica sobre a CNBB, na disciplina de Eclesiologia da Faculdade Católica de Belém. De acordo com Pe. Aldo Fernandes, docente da disciplina, o trabalho apresentou “uma riqueza de detalhes sobre a CNBB que impressionou a todos, e causou grande alegria aos alunos pesquisadores”.
Para o seminarista Rosinaldo Pinto, este trabalho foi relevante pois contribuiu para ver como a Igreja é organizada no Brasil, e provocou perceber “que a CNBB não é um órgão distante, e sim que ela está presente em todas as Dioceses, uma vez que os agentes são os bispos, a cada um trás este serviço para sua própria realidade, e todas as comunidades participam ativamente dos projetos e campanhas feitas pela CNBB”. O trabalho foi desenvolvido com os seminaristas Jailson Costa, William Lima e Leandro Soares.
Facbel – A Faculdade Católica de Belém tem por natureza e missão abraçar o conhecimento filosófico e teológico por meio da investigação contínua da Verdade à luz da Sabedoria Divina, para o bem da Igreja, da Sociedade e do desenvolvimento autêntico da Amazônia.
Essa proximidade entre a Católica de Belém e a CNBB não é de agora. “No Curso de Teologia, desde 2018, investimos na pesquisa em temáticas especiais de Eclesiologia, de modo a empenhar os alunos na busca de bibliografia ou mesmo na visita a locais onde tais temáticas são melhor comentadas e experimentadas”, ressaltou Pe. Aldo.
Dentre estas temáticas, portanto, está inserida a Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil – CNBB. Em maio deste ano, os alunos de outra turma realizaram uma visita dirigida em alguns departamentos da CNBB Regional Norte II em Belém, com a finalidade de conhecer as instalações físicas. Na ocasião, visitaram a Comissão Justiça e Paz, a Cáritas e a Comissão Pastoral da Terra, onde ouviram a descrição do perfil do trabalho de cada organismo e fizeram suas perguntas sobre a missão na Igreja regional. Segundo o professor, “os alunos voltaram enriquecidos da experiência, comentando como a aula prática se tornou uma fonte de conhecimentos até ali ainda não obtidos”.
“Continuaremos a combinar este tipo de iniciativa pedagógico-teológica com os responsáveis da CNBB Regional Norte II, a fim de que nossos futuros Pastores e Pastoras do Povo de Deus tenham um conhecimento prático e sensível da organização da Igreja no Brasil, particularmente no serviço que presta às Arquidioceses, Dioceses e Prelazias do Regional”, conclui, entusiasmado, Pe. Aldo.