por Comunicação Social / CNBB
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou uma campanha nacional de arrecadação para o novo Centro Multimídia São Paulo VI, instalado na sede da instituição, em Brasília (DF). O estúdio tem como objetivo fortalecer a presença digital da Igreja Católica no Brasil e ampliar a qualidade das transmissões e conteúdos produzidos pela CNBB.
A campanha tem como foco a aquisição de equipamentos para estruturar o espaço, tornando-o uma referência na produção de conteúdo religioso e formativo.
Comunicação com proximidade, transparência e eficiência
O arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, destacou que o novo Centro será uma ferramenta estratégica para a missão evangelizadora da Igreja.
“Esperamos que, com a estrutura técnica e física adequadas, a mensagem da Igreja chegue com mais proximidade, transparência e eficiência, conforme o espírito do Evangelho que nos une”, afirmou.
Evangelização para todos
Para o assessor de Comunicação da CNBB, padre Arnaldo Rodrigues, a iniciativa representa um passo importante para modernizar a ação evangelizadora.
“Com esse espaço e a campanha de arrecadação, a evangelização se tornará mais qualificada, alcançando ainda mais pessoas. Como dizia o Papa Leão IV, é preciso dar a todos a oportunidade de conhecer a Deus”, explicou.
O centro também terá um papel de articulação da vida eclesial com temas da sociedade, como espiritualidade, formação, opinião pública e política.
Por que São Paulo VI?
O centro leva o nome de São Paulo VI, em homenagem ao Papa que publicou, em 1963, o decreto Inter Mirifica, um dos primeiros documentos do Concílio Vaticano II sobre os meios de comunicação.
“São Paulo VI teve uma vida profundamente ligada à comunicação. Filho de jornalista, foi um dos grandes defensores da presença da Igreja nos meios de comunicação como parte essencial da evangelização”, destacou padre Arnaldo.
Por que um Centro para uma nova evangelização?
A Igreja Católica tem, desde sempre, a missão de anunciar a salvação a todos. No documento Inter Mirifica, do Concílio Vaticano II, o Papa Paulo VI já destacava a importância dos meios de comunicação como ferramentas legítimas e eficazes para a evangelização
Anos depois, São João Paulo II reforçou essa visão em carta à Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), afirmando que a força da evangelização está tanto na verdade do que se prega quanto no testemunho de quem anuncia. Para ele, evangelizar é mais do que transmitir uma mensagem: é viver o que se prega.
Na mesma linha, o Papa Francisco, na Exortação Evangelii Gaudium, destaca a necessidade de uma “nova evangelização” para fortalecer a transmissão da fé em um mundo em constante mudança.
É nesse contexto que surge a proposta de um Centro para a Nova Evangelização: um espaço dedicado a renovar a forma como a Igreja anuncia o Evangelho.
A iniciativa também aposta fortemente nos meios de comunicação e nas plataformas digitais como canais essenciais para alcançar novos públicos, promovendo o encontro com Cristo também no ambiente virtual.
Como contribuir?
A CNBB convida fiéis e comunidades a contribuírem com a construção e estruturação do Centro Multimídia São Paulo VI. As doações podem ser feitas via Pix ou depósito bancário:
Chave Pix: doecentropaulovi@cnbb.org.br
Dados bancários:
Banco Bradesco (237)
Agência: 0484-7
Conta Corrente: 21150-8
Titular: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
CNPJ: 33.685.686/0001-50
“Contamos com sua ajuda para que esse sonho se torne realidade e possamos comunicar com mais qualidade e alcance a Palavra de Deus”, exortou o padre Arnaldo.
Identidade visual: tradição e modernidade
O logotipo do Centro Multimídia São Paulo VI foi inspirado na férula com Cristo Crucificado, símbolo característico do pontificado de São Paulo VI. Ao centro da marca, a cruz representa o Amor de Deus revelado em Cristo.
O símbolo é envolto por um círculo, representando tanto a comunicação contínua de Deus com a humanidade quanto as ondas de transmissão da mensagem do Evangelho. O design minimalista reflete a modernidade e adaptabilidade da Igreja diante dos novos tempos e meios digitais.
A marca sintetiza o propósito do Centro: ser um espaço onde tradição e inovação se encontram para comunicar o Evangelho de forma atual, acessível e integrada aos desafios da nova evangelização.
Acesse: cnbb.org.br/centromultimidia e saiba mais!