A parceria com o AmazôniaTEC resultou em doações de itens de higiene e EPIS para as regiões da Amazônia

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Norte 2 continua realizando parcerias visando ajudar o próximo e fazer o bem durante o tempo de pandemia, onde cada vez mais se precisa de auxílio de inúmeras formas.

O Regional Norte 2 vem fortalecendo laços e criando novas relações sempre em busca de promover o bem estar social dentro da Amazônia. O AmazôniaTEC é um dos grandes parceiros e a união iniciou em agosto de 2020 com a doação de 4 mil escovas e cremes dentais para as comunidades na Ilha do Marajó, no Pará.

Entrega das escovas e creme dental na Sede da CNBB Norte, em Belém.

O Instituto AmazôniaTec é uma organização não-governamental, fundada em 28 de abril de 2016 por um grupo de profissionais de diferentes áreas visando propagar tecnologias online e offline para gerar, disseminar e  aplicar conhecimento científico e tecnológico para a promoção da transformação da realidade social e econômica da Amazônia  de modo sustentável.

Rodrigo Huhn, idealizador e fundador do AmazôniaTEC, lembra que a parceria começou a partir do desejo do instituto em realizar ações no arquipélago do Marajó. Ele ficou sensibilizado ao conhecer mais a fundo a realidade local, e o contato com o Regional Norte abriu o caminho para que as doações fossem feitas.  “Foi o que levou a acionar a CNBB e a gente iniciou essa parceria e continua, porque essa transparência, esse conhecimento da região, que é muito peculiar, é importante. Chegar e ter acesso a essa outra ponta perto e tão longe – eu estou falando de Belém -, é uma realidade bem diferente. Só com essas parcerias e essas conexões, que a CNBB conseguiu nos propor”, destaca o idealizador.

Desde então a união continua e várias ações já estão sendo realizadas. Em fevereiro deste ano, o Regional Norte 2 com o instituto AmazôniaTEc e demais entidades formando o Movimento UniãoBR, realizou a doação de cinco caixas de  máscaras tipo face shield para a Diocese de Bragança.

 

 

O movimento UniãoBR surgiu da iniciativa de combater as consequências da pandemia, como explica Rodrigo. “Nós temos uma vasta capilaridade, parcerias e surgiu o movimento UniãoBR, que são varias entidades que se uniram para enfrentar o Covid e aqui na Amazônia ela é encabeçada pelo instituto AmazôniaTEC. E principalmente Pará, Amapá e Amazonas e desde então a gente passou a tentar amenizar essa turbulência e esse momento delicado para a economia, para a sociedade, que é o Covid – 19”.

A entrega foi na sede do Regional, localizada em Belém, no dia 04 de fevereiro para o administrador da diocese, Dom Luís Ferrando. As doações foram distribuídas na Diocese para Hospital Santo Antonio Maria Zaccaria, situado em Bragança, que recebeu uma caixa de máscaras face shield; para o Hospital das Bem-Aventuranças, localizado em Viseu, com uma caixa e para o Hospital Municipal Pierina Polese Zavarise e profissionais da rede municipal, totalizando três caixas.

Recentemente, milhares de máscaras produzidas por artesãs do Brasil inteiro foram distribuídas nas mais diversas comunidades, também no Norte 2. Confira algumas fotos:

Missão Belém, em Benevides. Cerca de 21 acolhidos receberam o Sacramento da Crisma.

Dom Evaristo com catadores de lixo em lixão na Prelazia do Marajó