por Luiz Nascimento / ASCOM do Círio da Conceição 2025 / Arquidiocese Santarém 

A Santa Missa também marcou o lançamento da camisa oficial do Círio, do Livro de Peregrinação e a bênção das imagens peregrinas.

Uma celebração Eucarística realizada na noite deste domingo (3), na Catedral Metropolitana de Santarém, marcou a apresentação oficial do Cartaz do Círio 2025 de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Arquidiocese de Santarém. A missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Irineu Roman, e concelebrada por padres da Arquidiocese, com a Diretoria da Festa responsável pela apresentação.

Durante a celebração, também aconteceu a bênção e o envio das imagens peregrinas, que, a partir desta segunda-feira (4), visitarão paróquias, comunidades, famílias, hospitais, escolas, instituições e órgãos públicos e privados, com visitas previstas até o mês de novembro. O agendamento para visitas em instituições deve ser feito na secretaria da Catedral. Já nas famílias, as visitas serão organizadas pelas paróquias e áreas pastorais.

Na mesma ocasião, foi lançado o Livro de Peregrinação, que reúne orações, cânticos e roteiros litúrgicos a serem utilizados durante as visitas com as imagens peregrinas.

 

Outro destaque da noite foi o lançamento da camisa oficial do Círio 2025, um dos produtos oficiais dos festejos. A peça, que acompanha selo de autenticidade, já está disponível para venda na secretaria da Catedral Metropolitana, durante o horário comercial, por R$ 60,00. A aquisição também contribui para a realização da festa da padroeira.

O 107º Círio de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Arquidiocese de Santarém, vai ocorrer no dia 23 de novembro, com saída da Igreja de São Sebastião às 7h e chegada no elevado da Praça da Matriz.

 

Esperança, do latim spes, significa “esperar com confiança”. E ninguém na história da humanidade foi maior exemplo dessa virtude do que a Virgem Maria. Ela soube, com serenidade e fé, esperar pela missão de trazer ao mundo o Salvador. E essa esperança está presente em diversos elementos do cartaz do Círio 2025.

A cor verde, predominante ao fundo, é símbolo litúrgico do Tempo Comum, período em que a Igreja nos convida a viver a fé no cotidiano. Ela remete à esperança silenciosa, mas firme, que nos acompanha enquanto caminhamos rumo ao Reino de Deus.

Em Romanos 5,5, São Paulo nos lembra: “A esperança não decepciona, pois, o amor de Deus foi derramado em nossos corações.”
Essa espera, portanto, nunca é em vão. É sustentada pelo amor divino que habita em nós.

Podemos ver a esperança estampada nos rostos dos fiéis, que ano após ano saem de suas casas, percorrem as ruas da cidade e demonstram sua devoção àquela que, segurando nossa mão, nos conduz até Deus.

A esperança também brilha no olhar da Imaculada Conceição. Um olhar que não impõe, mas acolhe. Um olhar materno, doce, cheio de amor — que consola, que fortalece, que jamais abandona. Em Lucas 1,38, Maria responde ao anjo: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.”

O 107º Círio de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Arquidiocese de Santarém, vai ocorrer no dia 23 de novembro, com saída da Igreja de São Sebastião às 7h e chegada no elevado da Praça da Matriz.

Nessa entrega total, Ela acolhe o projeto mais belo da história da humanidade. Maria gerou a Esperança encarnada. Esperou em silêncio, confiando, mesmo diante das incertezas. E até mesmo aos pés da cruz, diante da dor da morte de seu Filho, ela não perdeu a esperança.

É a Virgem Santíssima, Peregrina da Esperança, que caminha junto ao povo, acolhe suas dores, escuta suas súplicas e, com ternura de mãe, intercede por cada um diante de seu Filho.

O cartaz do Círio da Conceição 2025, em Santarém (PA), transmite essa mensagem com profundidade. A imagem da Imaculada, com olhar terno e mãos postas em oração, está ao centro, com seu manto azul, cor da fé e da realeza, e cercada de elementos que remetem à devoção popular. Ao fundo, em tom esverdeado, vemos fotos de fiéis com expressões de alegria, crianças vestidas de anjo e a multidão que anualmente participa da procissão.

O lema “Virgem Santíssima, Peregrina da Esperança” ecoa o tema do Jubileu 2025, convocado pelo Papa Francisco: “Peregrinos da Esperança”. O símbolo do jubileu, com suas cores e formas, reforça esse espírito de caminhada, comunhão e confiança.

O cartaz convida os devotos a fazer do Círio um verdadeiro exercício de fé, alegria e esperança viva, com Maria como guia no caminho até Cristo. Como canta o povo santareno em oração e devoção: “Hoje aos céus faz subir este grito: rogai sempre, Mãezinha, por nós!”