por Ação Sociotransformadora

A Comissão Episcopal Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano (CEETH- CNBB), em parceria com a Rede Internacional Talitha Kum e a Rede Um Grito Pela Vida, convida toda a sociedade a participar do 11º Dia Mundial de Oração e Reflexão Contra o Tráfico de Pessoas, no próximo sábado, 08 de fevereiro, dia de Santa Bakhita, símbolo da luta contra a escravidão.

Com o tema “Embaixadores da Esperança: Juntos contra o Tráfico de Pessoas”, a data convoca a todos para serem agentes de mudança e esperança na luta contra essa grave violação dos direitos humanos. Este ano, a iniciativa se alinha ao Jubileu da Igreja Católica, reforçando o caminho da Escuta, da Sensibilidade e do Agir como eixos fundamentais no enfrentamento ao tráfico de pessoas no mundo.

O Dia Mundial de Oração e Reflexão de 2025 propõe um momento de união inter-religioso, individual ou coletivo, em sintonia às vítimas, em especial mulheres, crianças e migrantes, que são a maioria das vítimas. A CEETH e a Talitha Kum destacam a interconexão alarmante entre o tráfico de pessoas, a migração forçada e as mudanças climáticas.

Em todo o planeta são aproximadamente 120 milhões de migrantes e refugiados, pessoas vulneráveis ao tráfico e à exploração nas diversas modalidades do crime, incluindo o crescente aliciamento pela internet. Neste sentido, a Comissão incentiva a Escuta das realidades, a Sensibilidade para acolher e o Agir como ato concreto no combate a essa chaga social.

“Todos os dias vemos centenas de pessoas deslocadas de seus lares devido a guerras, conflitos, secas, elevação do nível do mar, tempestades e outras situações. Essa vulnerabilidade extrema as coloca em um risco ainda maior de serem vítimas de exploração e tráfico”, afirmou dom Adilson Busin, presidente da CEETH-CNBB. “Por esta razão o dia 8 de fevereiro, dia Santa Bakhita, é um momento oportuno de sensibilizar a Igreja e toda a sociedade para esta realidade”.

A CEETH convida todas as pessoas a dedicarem um momento de oração e reflexão, individualmente ou em comunidade, no dia 08 de fevereiro, em solidariedade às vítimas do tráfico de pessoas e pelo combate a essa prática criminosa. Que cada envolvido nessa causa se torne um Embaixador da Esperança, disseminando informações, conscientizando sobre a realidade do tráfico de pessoas e promovendo ações de prevenção e enfrentamento em seu contexto.

Mobilização e Reflexão

Todas as pessoas podem contribuir nesta mobilização. Para o dia 08 de fevereiro, a Rede um Grito Pela Vida, que integra a Comissão, propõe o roteiro para o momento de oração disponível para download (clique aqui para baixar). Todos são convidados a produzir ou compartilhar postagem com a temática no dia 7 e 8 de fevereiro utilizando a hashtags oficial #PrayAgainstTrafficking #iubilaeum2025

No dia 07 de fevereiro, sexta-feira, a rede internacional Talitha Kum realizará a Romaria Online de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas. O evento percorrerá simbolicamente todos os continentes e fusos horários, passando pela Oceania, Ásia, Médio Oriente, África, Europa, América do Norte e América do Sul. No Brasil a romaria será transmitida no dia 07/02 das 7h30 às 12h30 (horário de Brasília).

A romaria será transmitida ao vivo em cinco idiomas (inglês, espanhol, português, francês e italiano) através do canal do YouTube da rede. Acompanhe no link abaixo:

Sobre as entidades

● CEETH: A Comissão Episcopal Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que tem como missão articular e promover ações de prevenção e enfrentamento ao tráfico de pessoas no Brasil.

● Talitha Kum: A Rede Internacional Talitha Kum é uma rede de congregações religiosas engajadas na luta contra o tráfico de pessoas em todo o mundo.