por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB

A conferência internacional “Raising Hope for Climate Justice”, que celebrará o 10º aniversário da encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, será realizada de 1 a 3 de outubro de 2025 em Castel Gandolfo, Itália. O evento, organizado pelo Movimento Laudato Si’ em colaboração com diversas organizações internacionais, tem como objetivo central trazer de volta a mensagem urgente sobre o cuidado da Casa Comum.

Com a participação de mais de 400 líderes religiosos, especialistas em clima, representantes da sociedade civil e instituições de todo o mundo, a conferência pretende traçar os próximos passos na implementação da conversão ecológica à luz do magistério da Igreja. A programação incluirá momentos de reflexão, celebração e compromisso, visando inspirar esperança em meio à crise climática e mobilizar ações concretas em direção à justiça climática. Os representantes do Brasil serão o Cardeal Jaime spengler, presidente da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Porto Alegre, e Marina Silva Ministra do Meio Ambiente do Brasil.

Destaques da Conferência:

* Celebração com o Papa Leão XIV: No dia 1º de outubro, o Centro Mariapoli de Castel Gandolfo sediará a “Celebration of Hope” com a participação do Papa Leão XIV, incluindo acolhimento, orações, discursos de personalidades como Marina Silva (Ministra do Meio Ambiente do Brasil) e Arnold Schwarzenegger, e um momento simbólico de compromisso comum.
* Painéis e Sessões de Trabalho: Nos dias 2 e 3 de outubro, a conferência continuará com painéis e sessões de trabalho sobre o impacto da Laudato Si’ na Igreja, em outras religiões e na sociedade civil. Mais de 50 figuras de destaque estarão disponíveis para entrevistas e aprofundamentos com a imprensa credenciada.
* Festival Laudato Si’: Em paralelo à conferência, será realizado o Festival Laudato Si’, um espaço de diálogo, cultura e exposição de projetos.

A conferência “Raising Hope for Climate Justice” surge em um momento crucial, marcado por crescentes catástrofes ambientais e pela urgência de ações efetivas para proteger o planeta. O evento se propõe a celebrar os frutos da Laudato Si’ e da ação climática das comunidades de fé na última década, inspirar esperança em meio à crise climática, mobilizar compromissos concretos de líderes religiosos, políticos e sociais, e promover uma colaboração a longo prazo entre Igreja, sociedade civil e responsáveis políticos.

Outras participações são esperadas como líderes religiosos de diversas confissões, personalidades políticas Maina Talia (Ministro do Meio Ambiente de Tuvalu), figuras globais como Arnold Schwarzenegger, Bill McKibben e Katharine Hayhoe, líderes de base (povos indígenas, mulheres, migrantes climáticos) e especialistas científicos e ativistas internacionais, a conferência “Raising Hope for Climate Justice” promete ser um marco na luta pela justiça climática e na construção de um futuro mais sustentável para todos.

…….

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá.

E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/