Com informações do site CONGEC e imagens da Arquidiocese da Paraíba
Promovido pela Arquidiocese da Paraíba, o Congresso de Gestão Eclesial é um evento que contribui de forma decisiva para o aperfeiçoamento e aquisição de novas ferramentas, que qualificam gestores e funcionários de instituições católicas. O evento, iniciado no último dia 24, segue até o dia 27 em João Pessoa-PB. Até lá, passam pelo congressos diversos especialistas de gestão e vida eclesial, tais como: dom Joel Portella, Ir. Joana Puntel, Ir. Afonso Murad, Tânia Bacelar e Pe. Joãozinho, entre outros, sob a coordenação do Mons. Nereudo Freire Henrique, Ecônomo da CNBB. O tema deste congresso é “Gestão Eclesial: Impactos da Legislação numa “Igreja em Saída”. O Sínodo para a Amazônia, a ocorrer no próximo mês em Roma, é também uma das pautas do encontro.
A secretária executiva da CNBB Regional Norte 2, Cristiane Araújo, se faz presente no evento. Com ela estão diversos secretários e funcionários da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e da Rede Eclesial Pan-Amazônica.
Em sua organização administrativa, patrimonial e financeira, a Igreja Católica e seus organismos envolvem ministérios, pastorais e serviços especializados. Com vista na celeridade da mudança de legislação, as Instituições Religiosas apresentam alta complexidade, no âmbito gerencial, administrativo, jurídico, fiscal e contábil, sofrendo demandas técnicas e operacionais. Por isso, de acordo com o site oficial do evento, o objetivo do CONGEC é a busca da excelência dos serviços, prestados ao Povo de Deus, no cumprimento da sua missão que é Evangelizar: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura” (Mc. 16, 15).