por Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, SDV
Bispo da Prelazia do Marajó
Assumi o serviço como bispo na Prelazia do Marajó, Pará, dia 27 de julho. Hoje, 06 de agosto, Festa da Transfiguração de Cristo, completo dez dias de presença e de busca de servir a esta parcela do Povo de Deus.
Nestes dias pude ter contato com a Secretária da Cúria, Kátia e com a Ecônoma, Irmã Rita. Pude assim ouvir delas como funciona a Cúria e a Economia da Prelazia. Tive contato, também, com os Padres Raimundo Rafael, Chanceler e José Antônio, Pároco da Catedral.
Presidi a celebração da Eucaristia na Catedral Nossa Senhora da Consolação, vários dias, e em três Comunidades Urbanas, Nossa Senhora da Conceição, São Sebastião e Santa Rita de Cássia.
Fiz algumas visitas institucionais. Fui à Prefeitura, à Câmara de Vereadores, à Delegacia da Polícia Civil, à Delegacia da Polícia Militar e à Secretaria de Meio Ambiente. Nestas instituições dizia que a Prelazia do Marajó e a minha pessoa como bispo coloca-se à disposição para ajudar em tudo que for para trazer benefício para nosso povo. Dissemos, também, que na medida que a gente souber de alguma situação que mereça a atenção destes organismos públicos, a nossa Prelazia iria ser intermediária entre o povo e as instituições. Nestas visitas fui sempre acompanhado da Secretária da Cúria.
Fomos visitar a Associação dos Catadores de Recicláveis que funciona no Lixão da cidade. Acompanharam-nos nesta visita duas Agentes da Pastoral da Ecologia e a Secretária da Cúria. Foi dito pelos associados da ajuda que receberam da Prelazia desde 2020. Afirmamos que queremos continuar apoiando e ajudando no que estiver ao nosso alcance, inclusive com a retomada da campanha da Coleta Seletiva do Lixo, já iniciada nas Comunidades da Paróquia Menino Deus e que deu uma parada nos últimos meses.
Realizamos duas reuniões com pastorais da Paróquia Catedral. Uma com a PASCOM e outra com a Pastoral da Ecologia. Com a PASCOM fizemos um acordo de que a ela iria inicialmente nos dar um suporte nas atividades de comunicação a nível de Cúria, junto com o Padre Raimundo Rafael, que já vem fazendo este serviço com as redes sociais. Com a Pastoral da Ecologia acertamos uma retomada da pastoral, para isto ficou acertada uma reunião de formação em vista desta retomada, na tentativa de resgatar quem já foi da pastoral e se afastou e de se buscar novos agentes.
Visitamos e celebramos a Eucaristia na Comunidade das Irmãs da Divina Graça, na cidade de Soure. Visitamos, também, a família do Padre Anderson Cardoso, filho de Soure, pertencente ao clero da Prelazia.