por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2
colaboração Pascom / Diocese de Abaetetuba
De 12 a 15 de setembro, aconteceu no Centro de Formação Laranjal em Abaetetuba (PA), o ‘Cursilho Feminino’ que reuniu cerca de sessenta mulheres da Diocese de Abaetetuba.
O Cursilho é uma grande oportunidade para as mulheres católicas que buscam ter uma experiência profunda de fé e de transformação pessoal e religiosa. Ao longo do encontro elas refletiram temáticas sobre família, o sentido da vida, olhar para si mesma e os obstáculos da vida cristã.
Durante o Cursilho os presentes participaram de momentos de oração, estudo, trabalho de grupo, através dos temas abordados ‘Um olhar sobre si mesmo’, ‘O sentido da vida’, ‘A Vida na Graça’, ‘Jesus Cristo, Igreja, Fé e Oração’, ‘Sacramentos em geral’, ‘Obstáculos à vida cristã’ e ‘Formação Permanente da Fé’ ministrados pelo bispo da Diocese de Abaetetuba, Dom José Maria Chaves, padre Francisco Sousa e Diácono Pio.
Para Diácono Pio muitas participantes chegaram com dúvidas e ao final do encontro retornaram para casa com uma bagagem enriquecida pela Fé “no encontro, percebemos que muitas chegaram com uma bagagem carregadas de dúvidas, de busca para o preenchimento de um vazio, e retornaram para suas casas fortalecidas na fé. o Cursilho para muitas trouxe um novo olhar para o seu modo de viver. O padre Dante dizia que enquanto houver um que se converta, sigam em frente. Essa tem sido a nossa missão”, disse diácono.
O que é o Cursilho?
O Cursilho é o querigma, ou seja é o anúncio da pessoa de Jesus Cristo para muitos. É um movimento da igreja que acontece na Diocese de Abaetetuba desde 1976 e que foi inserido na diocese pelo Padre Dante Mainini, já falecido.
Participam do Cursilho homens e mulheres acima de 25 anos, caso possuam idade inferior, podem participar desde que já tenham constituído família. Não é necessário que estejam envolvidos em alguma atividade pastoral, porém um dos objetivos é o de despertar para vida comunitária.