por Matheus Felipe / Pascom da Diocese de Bragança

A ‘8ª Assembleia Diocesana da Pastoral da Juventude (PJ) da Diocese de Bragança’ ocorreu em Paragominas, sob o tema “PJ de Bragança: Construindo nesse chão uma história de Esperança, Profecia e Missão”. O evento, iluminado pela passagem bíblica de Jeremias 1, 5 – “Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações”, foi realizado entre os dias 26 e 28 de julho de 2024, com uma programação intensa e diversificada.

O evento teve início na sexta-feira, com o credenciamento das caravanas seguido de uma roda de conversa em que os participantes debateram sobre o combate ao ciclo de violência contra as mulheres, seguida de uma missa de abertura celebrada pelo Bispo emérito Dom Jesus Maria Berdonces e concelebrada pelo assessor diocesano da PJ Pe. Lenilson Ferreira. A noite foi marcada por apresentações das paróquias e uma roda de conversa com leitura das “Cartas de amor à pastoral da juventude”.

No sábado os participantes começaram o dia às 5h30 com um despertar seguido pela oração da manhã. Após o café, o regimento foi discutido e retomado após um breve intervalo. Um histórico sobre a PJ na diocese foi apresentado, seguido por grupos de trabalho que discutiram a realidade da diocese, regionais, paróquias e grupos de base.

A tarde iniciou com uma oficina sobre o ‘Ofício Divino da Juventude’, conduzida por Bruno Costa, membro da coordenação nacional e regional da PJ, em seguida foi ofertado aos presentes um lanche e socialização. Durante a conversa dos regionais, foram feitas indicações para a coordenação diocesana. À noite, após o jantar, os jovens participaram de uma noite cultural antes de encerrar o dia.

No domingo, os participantes começaram o dia às 6h com o Ofício Divino, seguido pelo café da manhã. O momento de apresentação dos indicados para a nova coordenação ocorreu às 8h, seguido pela votação e apresentação da nova coordenação tendo Paulo Henrique Moraes Viana e Eloysa Beatriz de Freitas Rodrigues como coordenadores diocesanos.

O evento foi encerrado com uma missa de envio. Após o almoço, os jovens retornaram para suas paróquias.

“A Assembleia foi um momento de profunda reflexão, integração e celebração para os jovens da diocese. Proporcionou um espaço para avaliar as ações passadas e planejar os próximos passos da Pastoral da Juventude. A programação contemplou momentos de oração, formação, debates e confraternização, fortalecendo o compromisso com a missão e a esperança de um futuro mais justo e solidário”, disse o assessor da PJ padre Lenilson.