Iniciou nesta quinta-feira (08/11), em Tucuruí-PA, a reunião ordinária do Conselho de Pastoral da Diocese de Cametá. O encontro estende-se até o próximo sábado, 10, na Chácara Pe. Joaquim.

A reunião foi convocada pelo bispo diocesano de Cametá, dom José Altevir da Silva, no último dia 27 de setembro. Em carta convocatória, dom Altevir destaca que: “inspirados pelo convite do Papa Francisco para sermos uma Igreja missionária, aberta,
em saída e em estado permanente de missão queremos concretizar e indicar ações pastorais a serem desenvolvidas em nossa Igreja local, visando uma pastoral integral em nossa Diocese”.

Monsenhor Cid faz análise da Igreja com os participantes da reunião

O encontro iniciará com o credenciamento e uma análise eclesial conduzida pelo vigário geral da Arquidiocese de Belém, Monsenhor Raimundo Possidônio. Haverá ainda reuniões simultâneas dos leigos, religiosos e do clero diocesano. A pauta também favorecerá a discussão de temas como o Sínodo para a Amazônia, a criação do Comitê Diocesano da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) e orientações pastorais para a celebração do cinquentenário das Comunidades Cristãs e os encaminhamentos para a realização da IV Assembleia do Povo de Deus.

O pároco de Santa Rita de Cássia, em Tucuruí, Pe. João Thimóteo, faz acolhida dos participantes

“A reunião do conselho é de suma importância para nossa Diocese pois, objetiva avaliar e direcionar as diretrizes que serão aplicadas no próximo ano na nossa Igreja particular. É um momento de integração entre as pastorais para que elas possam caminhar juntas numa só direção”, disse o Pe. Sandro Giovanni, coordenador diocesano de pastoral.