O dia 27 de fevereiro é uma data histórica para os fiéis dos 26 municípios paraenses que compõem a Diocese de Castanhal, no nordeste paraense. Nesta data, no ano de 2005, era instalada a Diocese de Santa Maria Mãe de Deus, sediada em Castanhal-PA. Na ocasião, também foi empossado Dom Carlos Verzeletti como primeiro bispo diocesano.
Uma Celebração Eucarística, presidida por Dom Carlos, marcou a data comemorativa. Iniciando a procissão de entrada, 12 jovens transportaram em suas mãos velas acesas representando a luz de Cristo que ilumina a vida de Igreja. Também houve a entrada solene do ícone de Santa Maria Mãe de Deus.
Ao final da Missa, várias pessoas entraram com grandes quadros fotográficos retratando a construção e história da Diocese e da Catedral que também nesta data celebra aniversário de dedicação.
De acordo com Dom Carlos, fazer memória de todos estes acontecimentos, “me leva a render gratidão a Deus e a todos aqueles que se sentindo Igreja, ajudaram e colaboraram para erguer esta Catedral e estão trabalhando, sobretudo, para ser uma Igreja Viva”, disse. O bispo também pontuou que a celebração do aniversário é uma ocasião para que, “se renove o ardor e o compromisso de sermos autênticos, de amar o Senhor e sermos uma Igreja fiel ao Evangelho”, finalizou.