por Vânia Sagresti / Pascom Diocese de Castanhal
fotos de Jandeson Boni e Equipe da TV Mãe de Deus/Castanhal
 

No domingo, 03 de agosto, mês que a Igreja dedica às vocações, dom Carlos Verzeletti, bispo da Diocese de Castanhal, presidiu a Missa de Envio dos jovens participantes da XIX Caminhada da Juventude e o Jubileu dos Jovens Peregrinos de Esperança.

O evento que reuniu cerca de três mil jovens, aconteceu no período de 31/07 a 03/08 em Salinópolis, precisamente num espaço já nominado Campo do Jubileu da Esperança, umas terras de capoeira alta, em áreas quase que costeiras desse município, onde, também, por volta dos anos 1600, foram acolhidos os Jesuítas que, além das missões de evangelização, com as suas capacidades administrativas, impulsionaram a economia local juntamente com os autóctones. “Ali encontraram um povo conhecedor da vida do mar, e é, também, onde se avista um grande Farol, elaborado por ( á ô . ), que sinalizava a travessia das embarcações no Atlantico Sul”, e que, desde 1994, é patrimônio cultural do Estado do Pará.

Na pauta dos dias de convivência no acampamento, os jovens viveram momentos de formação catequética com dom Julio Akamine, arcebispo coadjutor de Belém, que falou da Esperança e destacou a Esperança como virtude teologal, dom de Deus. Dom Carlos Verzeletti falou da Esperança no contexto da sua ‘Carta Pastoral 2025: peregrinos de Esperança. Com certa proximidade contou alguns fatos que testemunham Esperança na vida das pessoas, com a necessidade da Oração Diária e o conhecimento da Palavra de Deus. “É isso que nos direciona e nos ensina a viver a Esperança que é o próprio Jesus”.

A temporada desses dias, sob tendas armadas no meio do mato fechado, foi algo de pioneiro na caminhada dos jovens. Em poucos meses, depois do anúncio que a Igreja de Castanhal havia recebido de presente esse lugar, as energias se direcionaram para preparar o ambiente, tudo sob a coordenação do padre Mateus Abreu do Setor Juvenil e de dom Carlos que, além de idealizador, foi realizador da caminhada, e que, neste Ano Jubilar, fixou o Jubileu dos jovens diocesanos para que ocorresse na data do Jubileu dos Jovens do mundo inteiro, com o Papa Leão XIV, em Roma.

Ao pôr do sol de sábado, a tradicional Adoração ao Santíssimo Sacramento que é selo da caminhada, aconteceu depois de uma longa peregrinação, quando todos adentraram num caminho até perto do Grande Mar e Dom Carlos conduziu um Diálogo Reflexivo: “A evangelização dos nossos jovens não deve ser ferida com as calamidades que o mundo oferece. A Esperança é sempre jovem”.
 
Ainda em foco, dentro da programação, o evento contou com a apresentação do ¨Vamos Minha Gente! Trata-se de um espetáculo teatral, um mix de música, com danças e poemas que contam a história de vida de São Francisco de Assis, com a direção do padre Marco Marelli e a participação dos seminaristas diocesanos, estudantes da Escola de Arte São Lucas e jovens da Paróquia Catedral; da Banda Paz Inquieta, que animou e contagiou os jovens com o hino oficial do Jubileu dos Jovens.
No encerramento, dom Carlos expressou gratidão a todos aqueles que contribuíram com a infraestrutura do local para acolher os jovens e que, a partir de então, estará à disposição para os eventos de toda a Igreja Diocesana de Castanhal.