por Vânia Sagresti / Pascom Diocese de Castanhal
fotos Caio Valadares e Pascom / Diocese de Castanhal

Jubileu do Mundo Educativo: “Sejamos Educadores Peregrinos de Esperança” Castanhal, cidade sede da Diocese tem sido lugar de tantas presenças, chão de tantos passos de gente adulta, jovens, crianças. Assim, a Igreja, povo de Deus em marcha, continua testemunhando Jesus Cristo e seu Projeto.
Nesta manhã de sexta-feira, 07 de novembro, profissionais da educação, de instituições públicas e privadas, acompanhados de seus alunos e familiares, celebraram a sua Peregrinação Jubilar, animados pela Pastoral da Educação.
O evento teve início na Matriz de São José, centro da cidade, quando dom Carlos Verzeletti acolheu os presentes e, em breve palavras, explicou o sentido do Jubileu, concluindo com uma oração e o convite à caminhada.
A Peregrinação teve sua conclusão na Catedral Santa Maria Mãe de Deus. Todos adentraram o templo, passando pela Porta Santa. Na Cripta, monsenhor Gabriel, vigário episcopal, ministrou a catequese com ênfase na temática: “Sejamos Educadores Peregrinos de Esperança” e citou o Papa Leão XIV, na mensagem dirigida aos Educadores do mundo inteiro, reunidos nos dias 27 de outubro a 02 de novembro, em Roma.
Dom Carlos Verzeletti presidiu a Celebração Eucarística e, na homilia, repetiu o que Jesus nos ensinou: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda Lei e os Profetas.” E, continuou: “Na verdade, tudo se resume num só mandamento: amar. Então, seria interessante nos perguntarmos, hoje: quem é o próximo para o professor? Certamente, são os estudantes. É com eles que vocês passam horas e horas todos os dias. São eles que esperam serem acompanhados, orientados por vocês. Eles esperam respostas às perguntas que têm dentro do coração, e o bom professor, sobretudo um professor cristão, ama mais, ama com maior intensidade, aqueles alunos mais difíceis, mais frágeis, mais desfavorecidos”.

 

…….

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá.

E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/