Em nota assinada por dom Carlos Verzeletti, a Diocese de Castanhal-PA repudiou a atitude um grupo conservador que na última semana espalhou pela cidade de Castanhal, sede da diocese homônima, cerca de sete painéis (outdoor) nos arredores da Catedral Diocesana e nas margens da Rodovia BR 316, por onde passará no próximo domingo (20), a Romaria de Nossa Senhora de Nazaré.
A mensagem contida nos painéis pedem que a Igreja seja “apartidária”, “sem ideologia”. Confira a nota de esclarecimento, na íntegra:
Escrevo-lhes de Roma, onde estou participando do Sínodo dos Bispos para a Amazônia, entristecido pela notícia de que nas proximidades da nossa Catedral e na BR de ambos os lados, foram colocado outdoors com uma mensagem enganosa nos acusando de colocar a ideologia como centro de nossa fé. Junto com nossos padres, diáconos, religiosos e religiosas e com todo
o Povo Santo de Deus, proclamamos, e confessamos que o único centro de nossa fé, da fé da Igreja é Cristo Jesus, sua vida, sua palavra, sua Páscoa, sua salvação, seu Reino.
Em cada eucaristia, no altar que é o próprio Cristo, não colocamos ideologia alguma, como alguém injustamente afirma, mas a nossa vida, nossa família, nosso trabalho, nossas alegrias e nossos sofrimentos, o que somos e temos. A nossa vida e as questões que a ela se referem nunca ficam fora do altar. Nós, Diocese de Castanhal, a partir da unidade eucarística, unidos num só corpo e animados pelo mesmo Espírito, queremos ser no mundo testemunhas fiéis de Nosso
Senhor Jesus Cristo.
Em tempo de fake news, recordo a todos os fiéis que, com verdadeiro discernimento, saibam filtrar as informações produzidas sobre este tema, separando o “joio do trigo”, e não permitindo que informações distorcidas sejam disseminadas irresponsavelmente. Renovemos nossa fé em Jesus, Senhor da Igreja e da história, e nosso respeito filial ao Bispo de Roma e ao seu ministério de nos confirmar na fé, assistido pelo Espírito Santo, na unidade do Pai e do Filho.
Nossa Senhora de Nazaré, Mãe de Deus, que celebraremos na XXI Romaria, abra o coração de cada fiel para que saiba acolher as luzes e as orientações pastorais do Sínodo Amazônico, renove o ardor missionário de cada um e o sério compromisso de cuidar da casa comum e da defesa da vida.
Partilho com vocês o caloroso abraço do Papa Francisco que me pediu de vos abençoar em seu nome. Rezem por ele e por mim também.
Espiritualmente unido a vocês todos na XXI ROMARIA, momento favorável de graça e conversão.
Dom Carlos Verzeletti
Bispo de Castanhal
Roma, 12 de outubro de 2019.
Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.