
por Vânia Sagresti / Pascom Diocese de Castanhal
fotos TV Mãe de Deus Castanhal
Segundo o Cânone 515, § 1º, a Paróquia é “uma determinada comunidade de fiéis, constituída estavelmente na Igreja Particular, e cujo cuidado pastoral é confiado ao pároco como seu pastor próprio, sob a autoridade do Bispo Diocesano”.
Fundado nesse princípio, dom Carlos Verzeletti, bispo da Diocese de Castanhal, nesta noite de 07 de dezembro de 2025, vigília da Solenidade da Imaculada Conceição, erigiu a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Vila de Americano, no município de Santa Izabel, e deu posse ao seu primeiro pároco, padre Felipe Silva, que atualmente é Capelão das Penitenciárias do Americano e vigário paroquial, em Santa Terezinha, na Jaderlândia, em Castanhal.
Uma canção de louvor à Mãe de Deus, entoada pelo grupo musical “Vozes e Sintonia”, da comunidade local, saudou todo o Povo de Deus que veio das comunidades adjacentes. Depois dos ritos iniciais da Celebração Eucarística, o celebrante convidou os presentes à escuta da leitura do Decreto de Criação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, lido por padre Marcos Marelli, vigário paroquial.
A Igreja, agora Matriz da nova Paróquia, está erguida em uma das históricas ruas da Vila, exatamente onde, outrora, era a via férrea do trem Belém-Bragança. O templo foi dedicado em 04 de novembro de 2023, como também, na mesma data, o bispo dom Carlos presidiu a Benção do seu Altar.
No ofertório foram trazidos ao Altar produtos da economia agrícola local, como frutas, hortaliças e a tradicional farinha de tapioca, tratando-se de algo já reconhecido nos anos 1943, pois, segundo dom Antônio Lustosa, em sua obra: “À Margem da Visita Pastoral”, a Vila de Americano despontava como “zona bem habitada e cultivada”.
Dom Carlos, ao término da Missa, declarou à Pascom: “Deus nos deu a graça de criar mais uma paróquia em nossa Diocese de Castanhal, constituída de onze comunidades que estão ao seu redor e pelas dez penitenciárias. Uma paróquia diferente; metade desta paróquia são irmãos reclusos, que precisam de atenção e carinho por parte da Igreja.
Agradeço a Deus por nos ter dado um padre que tem a sensibilidade, o amor e a vocação de cuidar dos presos. É o padre Felipe. Ele assume hoje esta nova paróquia, cuidando também das penitenciárias. Ele será o animador, aquele que provoca a participação de todos, aquele que envolve mais pessoas na Pastoral Carcerária. Cuidar dos presos é uma das obras de misericórdia que o Senhor deixou para nós. Então, não podemos viver a nossa fé sem atender a esse pedido de Jesus”.
….
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá. E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/




