por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB

A Diocese de Macapá encheu-se de alegria para receber seu novo bispo Dom Antônio de Assis Ribeiro, na tarde deste sábado (22). Dezenas de carros o aguardavam na saída do Aeroporto Internacional de Macapá (AP) para junto percorrer, em carreata, pelas principais ruas da cidade.

Junto com o administrador apostólico, Dom Pedro José Conti, seu antecessor, Dom Antônio recebeu o carinho dos moradores que entoavam cânticos, acenavam com balões e bandeiras, e corriam para cumprimentá-lo por onde passava. Assim como, davam-lhe boas-vindas através de danças típicas da região, como o Marabaixo.

Durante a carreata, Dom Antônio percorreu seis paróquias Igreja Sagrado Coração de jesus, Igreja São Pedro, Igreja Nossa Senhora da Conceição, Catedral São José, Igreja São Benedito e Igreja Jesus de Nazaré, onde recebeu o carinho dos paroquianos.

Após a carreata, o povo de deus o acolheu na Praça Nossa Senhora de Fátima, para homenageá-lo com uma música feita para a sua homenagem, danças típicas regionais.

 Visivelmente emocionado, após várias homenagens, o novo bispo de Macapá, que será empossado, no próximo dia 26, quarta-feira, às 19h, na Catedral São José, falou aos presentes.

“Sinto-me bem acolhido e recebido com uma grande expectativa não só do povo de modo geral, mas também nos grupos, nas organizações, nas pastorais, sacerdotes e diáconos. E quero dizer que não sou profeta, não sou o Messias, não sou o restaurador nem o reformador. Estou aqui como um irmão que vai servir o desejo de servir.

A Igreja é uma grande família. Devemos trabalhar juntamente. Devemos trabalhar por si, não por caridade, como nós vemos em ação conjunta de espíritos e corresponsabilidade. Em sentido de pertença. Essa função só.

Nesse momento, nesses primeiros, digamos meses, a primeira preocupação, é conhecer, conhecer e, portanto, ouvir os padres, ouvir religiosos, cuidar de pastorais, grupos, movimentos. E assim nós vamos, pouco a pouco, colocar em prática aquilo que está no plano pastoral da Diocese, que é muito bonito.

São grandes diretrizes em profunda sintonia com o pontificado do Papa Francisco e a questão da comunhão, da missão, da vida fraterna, da corresponsabilidade e assim por diante. Então, creio que os ideais e compromissos estão afinados. Com aquilo que sinto e penso e sinto.

O ato de disponibilidade de declaração de que a apresentação pessoal é um ato de disponibilidade de declaração de que estou disponível para servir. Como eu dizia, a Igreja é uma grande família. A Igreja é uma família formada por uma diversidade de irmãos que vivem juntos, que acreditam no mesmo Deus e têm o mesmo compromisso de promoção de seu Reino e juntos devem nos ajudar.

Portanto, trago a minha disponibilidade, a minha paixão, entusiasmo as minhas virtudes e meus defeitos e quero dizer ‘Eis me aqui”, falou Dom Antônio, a todos os presentes. 

LEIA TAMBÉM

Dia 22 – Diocese de Macapá enche-se de Alegria para Acolher Dom Antônio de Assis Ribeiro https://cnbbn2.com.br/diocese-de-macapa-acolhe-com-alegria-dom-antonio-de-assis-ribeiro/   

 Dia 23 – Dom Antônio de Assis Celebra a Primeira Missa com o Povo de Deus https://cnbbn2.com.br/dom-antonio-de-assis-celebra-a-primeira-missa-com-o-povo-de-deus/

 Dia 24 – Tradicional Missa do Meio-dia é Celebrada por Dom Antônio de Assis na Igreja Matriz de São José de Macapá https://cnbbn2.com.br/tradicional-missa-do-meio-dia-e-celebrada-por-dom-antonio-de-assis-na-igreja-matriz-de-sao-jose-de-macapa/  

 Dia 26 – Dom Antônio de Assis Ribeiro Toma Posse como Novo Bispo de Macapá  https://cnbbn2.com.br/dom-antonio-de-assis-ribeiro-toma-posse-como-bispo-da-diocese-de-macapa/

 Dia 27 – Movimentos Populares de Macapá Acolhem e Emocionam Dom Antônio de Assis com Homenagens e Expressões Culturais do Estado – https://cnbbn2.com.br/movimentos-populares-de-macapa-acolhem-e-emocionam-dom-antonio-de-assis-com-homenagens-e-expressoes-culturais-do-estado/

 Dia 28 – Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São João Calábria recebe a visita do novo bispo, Dom Antônio de Assis Ribeiro (A primeira paróquia a receber a visita do novo bispo em Macapá). https://www.pobresservos.org.br/noticia/paroquia-nossa-senhora-do-rosario-e-sao-joao-calabria-recebe-a-visita-do-novo-bispo-dom-antonio-de-assis-ribeiro/