por Pascom / Diocese de Macapá
O cartaz do Círio de Nazaré de Macapá 2025 e a programação da festividade foram apresentados aos devotos de Nossa Senhora de Nazaré pela comissão organizadora do evento. A apresentação oficial do cartaz aconteceu durante a programação da festa de Pentecostes 2025 no último sábado (7/6) e da programação foi realizada na manhã desta segunda-feira (9/6).
Cartaz
Após a celebração eucarística da Festa de Pentecostes 2025 na Praça de Nossa Senhora de Fátima os participantes do evento conheceram o cartaz, tema e lema da maior festa mariana do estado do Amapá.
O bispo diocesano dom Antônio de Assis Ribeiro, SDB, apresentou o cartaz vencedor do concurso para a identidade visual do Círio de Nazaré 2025. O cartaz foi produzido pelo designer gráfico Jefferson Miranda, vencedor do concurso.
“Maria, mãe dos peregrinos da Esperança” foi o tema escolhido para o Círio na Diocese de Macapá. O lema teve como inspiração bíblica ” Que o Deus da esperança vos encha de alegria e paz!” (Rm 15,13).
Para dom Antônio de Assis Ribeiro o cartaz é uma representação gráfica daquilo que se pretende transmitir do Círio de Nazaré. ” Inspiração é sempre o Ano Jubilar da Esperança”, explicou. “Com Maria, mãe de Jesus, queremos peregrinar levando a esperança aos corações”, disse ele.
Para o bispo, o Círio de Nazaré deve ser uma experiência de peregrinação e missionariedade.
O designer Jefferson Miranda contou que a inspiração para o cartaz surgiu em uma noite. Pretendendo fazer sua inscrição motivado por amigos, Jefferson disse que acordou durante a madrugada às vésperas do fim da inscrição e preparou sua proposta.
“Por volta meia noite eu acordei, antes disso eu tive um sonho com todos os elementos que eu deveria utilizar no cartaz”, explicou ele. “Acordei e fui para o computador produzir este material. Dentro da concepção do cartaz eu utilizei além de elementos que eram propostos para pelo regulamento eu deveria trazer elementos que são nossos: a corda, a fita, o lírio. Tendei dar bastante destaque na composição de cores com o Manto (da Imagem) de forma homogenia para que o o Manto casasse com o fundo”, explicou o designer.
O designer recebeu na manhã desta segunda-feira (9/6) o prêmio no valor de R$ 1200 pela escolha do cartaz.
Na oportunidade, Jefferson comunicou à comissão organizadora que o prêmio será doado para a ação evangelizadora do Grupo de Amigos da Canção Nova.
Programação
A programação oficial do Círio de Nazaré 2025 foi realiza pelo novo coordenador da Comissão Organizadora, Pe. Fábio Pereira. O sacerdote destacou a importância de desenvolvimento do Círio e o calendário de atividades. “Desde já vamos motiva todo o nosso povo católico, nosso povo devoto de Nossa Senhora de Nazaré para caminhar juntos neste tempo que somos convidados a viver a sinodalidade”, pediu.
Na programação estão previstas as celebrações de agradecimento, missa de envio, peregrinações pelas famílias, repartições públicas, instituições privadas, empreendimentos, comunidades e paróquias.
Confira a programação completa:
17/08/2025 (Domingo)
MISSA DE AGRADECIMENTO AOS PATROCINADORES
Local: Catedral de São José às 19h
31/08/2025 (Domingo)
MISSA DE ENVIO
Local: catedral de São José às 19h
Período: de 01/09/2025 a 08/10/2025
PEREGRINAÇÕES E ENCONTROS
Nas Famílias e Instituições Públicas e Privadas
Data: 05/10/2025 (Domingo)
MISSA DOS PROMESSEIROS E BÊNÇÃO DA CORDA
Local: Catedral de São José às 19h
Data: 11/10/2025 (Sábado)
MISSA DA TROCA DO MANTO E PROCISSÃO DE TRASLADAÇÃO
Procissão até o Santuário de Nossa Senhora de Fátima
ROMARIAS
10/10/2025 – ROMARIA DOS RODOVIÁRIOS
Saída às 14h da TV Amapá até a Paróquia N. S. de Fátima e Santana
11/10/2025 – ROMARIA FLUVIAL
Saída as 7h do Porto Norte até o Porto da NorteLog
11/10/2025 – ROMARIA DOS MOTOCICLISTAS
Saída do Porto da NorteLog às 10h até a catedral de São José
Data: 12/10/2025 (Domingo)
MISSA E PROCISSÃO DO CÍRIO DE NAZARÉ
Local: Praça do Santuário de Nossa Senhora de Fátima às 7h
Procissão até a Praça na frente da Catedral Histórica São José
Datas: Dias 13 a 16/10 e de 18 a 19/10/2025
SETE DIAS COM MARIA
Oração do Terço e celebração da Santa Missa com a participação das Pastorais, Grupos, Movimentos, Novas Comunidades e Devotos.
Local: Catedral de São José às 18h
e Dia 17/10/2025 no Santuário N. S. de Fátima às 18h
Data: 15/10/2025 (Quarta-feira) – CÍRIO DOS JOVENS
Data: 18/10/2025 (Sábado) – CÍRIO DAS CRIANÇAS
Data: 20/10/2025 (Segunda)
MISSA E PROCISSÃO DO RECÍRIO
Procissão das Luzes até a Catedral de São José
Local: Quadra da Igreja Jesus de Nazaré
17/10/2025
PROGRAMAÇÃO SOCIAL
Local: Praça Santuário de N S de Fátima às 20h
Data: 19/10/2025 (Domingo)
FESTA DOS DEVOTOS
Local: Quadra da Igreja Jesus de Nazaré
Horário: De 10h às 16h
- Premiação Vencedor do Concurso do Cartaz
- Apresentação do Cartaz durante Celebração de Pentecostes