por PASCOM / Diocese de Macapá

Fiéis do município de Calçoene, há cerca de 365 km da capital, viveram uma noite festiva e histórica no último domingo (10/8). Reunindo as comunidades católicas da sede municipal e do interior na praça da Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição, o bispo diocesano de Macapá Dom Antônio de Assis Ribeiro, SDB, presidiu a santa missa para a criação da primeira Área Missionária desde o início de seu ministério episcopal em fevereiro de 2025. 

“Nós estamos criando a primeira Área Missionária aqui na Diocese de Macapá, primeira área missionária oficialmente, porque nós temos outras áreas, mas não foram instaladas juridicamente ainda”, explicou Dom Antônio.

Segundo o bispo, com 80 anos de existência, a comunidade católica em Calçoene “já vive uma grande maturidade de pastorais, grupos, movimentos, tem igreja, tem templo, tem comunidades e, então, era necessário dar esse passo”, justificou.

Os fiéis no município eram assistidos pela paróquia Divino Espírito Santo, sediada no município de Amapá e, segundo ele, “o povo estava sentindo a necessidade da presença do padre mais próximo, que pudesse estar aqui, morar aqui”.

A criação da Área Missionária será o tempo de preparação para a instalação de uma nova Paróquia na Diocese, contemplando o anseio da comunidade local. “Nós teremos esse tempo pedagógico até dezembro para, aí sim, fazer a instalação da Paróquia Nossa Senhora de Conceição de Calçoene”, disse.

Área Missionária

De acordo com o decreto de criação assinado pelo bispo, a Área Missionária Nossa Senhora da Conceição, no município de Oiapoque, desmembrada da Paróquia Divino Espírito Santo, no município de Amapá, contará com as seguintes comunidades de Nossa Senhora das Neves, Nossa Senhora Aparecida, São José, São Jorge, Santa Maria (Cinani), São João batista (Cassiporé), São Francisco (Carnot), São Francisco (Juncal) e Santa Bárbara (Lourenço).

A Área Missionária limita-se ao norte e ao leste com o Oceano Atlântico, ao sul com os municípios de Amapá e Pracuúba e ao oeste com os municípios de Oiapoque e Serra do Navio. “A inclusão de novas comunidades será discernida pelo administrador pastoral em comunhão com o bispo diocesano” , afirma o decreto.

Administrador Pastoral

No início da celebração de criação da nova Área Missionária, foi lida a provisão de criação aos presentes e explicada a necessidade de atendimento pastoral dos fiéis no município. Com a criação, foi nomeado Pe. Dalci de Aquino Nunes, como o primeiro administrador pastoral da área, sacerdote natural de Quixadá, Ceará, incardinado na Diocese de Quixadá em missão Fidei Donum na Diocese de Macapá.

Nos ritos iniciais, dom Antônio convidou Pe Dalci de Aquino a fazer a profissão de fé pública diante da assembleia reunida na qual professou “todas e cada uma das verdade contidas no Símbolo da Fé”, afirmou crer “em tudo que na Palavra de Deus escrita ou transmitida se contém e que é proposto como divinamente revelado e de fé pela Igreja, quer solene definição, quer pelo Magistério ordinário e universal”.

No mesmo momento, o sacerdote realizou o juramento de fidelidade à igreja e ao bispo “a fim de que a ação apostólica, a ser exercida em nome e por mandato da Igreja, se realize em comunhão com a mesma Igreja”.

O rito foi concluído com a renovação das promessas sacerdotais do novo administrador. As chaves da Igreja matriz, do Sacrário, o óleo dos catecúmenos e uma estola roxa foram entregues ao padre como sinal da posse do novo rebanho.

“Já há um ano que eu estou aqui (na diocese), sendo vigário paroquial na paróquia de Amapá e, dando assistência aqui, juntamente com o Pe Lúcio, aqui na Igreja Imaculada Conceição, aqui em Calçoene”, explicou Pe Dalcir. “Hoje, o bispo dom Antônio, confia a mim esta nova missão de conduzir esta Área Missionária e nesta noite tivemos a sua criação”, disse ele.

Segundo o sacerdote, disse que há ainda muitos desafios para serem superados, mas a nova estrutura permitirá atuar para a superação. “Temos muitos desafios, questões pastorais, administrativas, mas vamos trabalhando e vamos, aos poucos, concretizando a superação de todos esses desafios”, avaliou ele.

Expectativa da comunidade

A expectativa da comunidade para a criação da nova Área Missionária estava expressa com a participação de fiéis oriundos das comunidades mais distantes da sede, bem como dos municípios de Amapá, Macapá, Mazagão, Pracuúba e Tartarugalzinho, numa grande expressão de sinodalidade.

Natália Costa, uma das lideranças da comunidade católica em Calçoene, disse que para eles a criação da Área Missionária é um momento histórico. Ela contou que o município foi um dos cinco primeiros criados com o então Território Federal do Amapá, em 1949, e desde então a comunidade aguardava por este momento e classificou esta iniciativa como uma “grande graça de Deus” para a população.

“É um momento muito gratificante para nós, de muito trabalho. A gente entende que o trabalho está começando agora e servir a Deus é gratificante”, disse ela.

Para o coordenador da comunidade católica de Calçoene, Diego Cavalcante, o momento já era muito esperado. “Todas as comunidades estão muito contentes com este passo importante que estamos dando”, disse.

De acordo com Diego, os preparativos para o estabelecimento desta nova área também foi o impulso para a animação de comunidades e a presença do padre entre eles também incentiva ao novo ânimo das comunidades.

Ao final da celebração, a alegria e acolhida dos fiéis presentes foi expressa com o grande número de pessoas, dentre autoridades locais e membros da comunidade, cumprimentado com abraços e votos de êxito na nova missão para o padre administrador.