por Vívian Marler / Assessora de Comunicação do Regional Norte 2 da CNBB

A Diocese de Macapá deu início a turma 2025/2028 do ‘Curso de Iniciação à Teologia e à Pastoral’, que acontecerá uma vez ao mês, em um domingo, das 8h às 18h, no Centro Diocesano de Pastoral e Cultura Dom José Maritano, em Macapá (AP).

Com o objetivo de formar leigos que atuam como agentes de pastoral na Diocese de Macapá, através do estudo de teologia cristã de confissão Católica Apostólica Romana, objetivando uma pastoral evangelizadora mais eficaz na sociedade contemporânea, o curso tem uma carga horária de 288 horas/aula, e acontece de forma presencial para quem está em Macapá, e de forma remota para outras cidades. Dividido em seis módulos que serão realizados ao longo de três anos, as aulas finalizam em março de 2028.

Iniciado há pouco mais de dez anos, o curso de Teologia começou com uma parceria entre a Diocese de Macapá e a Diocese de Belo Horizonte, que nos primórdios ofereceu o curso para várias pessoas que ao final foram atuar em pastorais como a catequese. Porém, foi observado que a maioria dos alunos formados não seguiu atuando. Pensando nisso, Dom Pedro Conti, bispo na época, convidou alguns alunos da primeira turma para formarem as turmas que viriam em seguida, sob a coordenação de Irmã Isidora Bertolli. Assim em 2018, o grupo de assessores formados pela Teologia Viva da Diocese de Belo Horizonte, deu início as novas formações teológicas.

“O curso é aberto a quem desejar se aprofundar no estudo sistemático sobre Deus, ou seja, a sua essência, seus atributos e a sua existência, não precisando estar ligado a nenhuma paróquia ou pastoral. Mas para obter o ministério do catequista ou candidato a diaconato é necessário ter a certificação do ‘Curso de Iniciação à Teologia e à Pastoral”, explicou a coordenadora do curso Eleonora Souza Cunha, que foi aluna da primeira turma.

Sob a orientação do padre Francesco Torentino os planos de aula das turmas de 2018 e 2019 foram criados e realizados. Durante a pandemia as aulas presenciais se transformaram em remotas, voltando a forma original de ensino a partir de 2022. Em 2023 iniciou uma nova turma que encerrará no proximo ano, e neste ano corrente, a sexta turma do Curso de Teologia foi iniciada. “Realizamos as formações nas turmas de 2018 e 2019, mas em 2020 não foi possível abrir uma nova turma devido a pandemia. E assim, para que as aulas não parassem, e os alunos não perdessem o conteúdo, a turma de 2018 formou-se em 2021 e a turma de 2019, formou-se em 2022, após terem suas aulas modificadas para a forma remota”, contou Eleonora.

“Com a experiência e com os estudos que fomos tendo, e as observações, nós fizemos uma nova formatação do curso. Essa turma nova já está nesse novo ritmo, que funciona durante um domingo por mês, ao longo dos anos, com aula das oito da manhã às dezoito, com um tempinho para o almoço entre doze e quatorze horas”, detalhou a coordenadora do curso sobre as mudanças que ocorreram para a turma de 2025/ 2028, que a cada seis meses tem um novo módulo de 48h/aula.

Para a funcionária pública e catequista, para crianças, da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário e São João Calabria, na comunidade de Santo Antônio, no Curiaú, Anaide de Oliveira, aluna do modo presencial da turma de 2023, dois assuntos do curso lhe chamaram bastante atenção até agora “um dos assuntos que me chamou a atenção, foi apresentado na aula passada sobre a idade moderna, a idade contemporânea, que quando os descobridores vieram para a América eles encontraram o nosso povo, entre eles os índios. Pessoas simples que por causa da simplicidade acabaram se tornando o povo mais católico do mundo.

Um outro assunto que eu sempre quis me aprofundar foi o de saber mais sobre a história de Deus, a história do Senhor, sempre quis procurar saber mais. E através do curso de teologia eu consegui tirar muitos mitos da minha cabeça, que eu possuía por desconhecimento da verdade. E a cada dia eu aprendo mais sobre a existência de Deus e a vida da mãe Maria. Uma parte que eu gostei muito, e não sabia, foi o dogma de que ela ao morrer foi levada para o céu com o corpo e alma. E isso mexeu muito comigo porque tenho uma ligação muito forte com Maria desde que eu era criança”, contou a catequista Anaide.

Com uma área de 142.814 km² o estado do Amapá possuí 16 municípios e o mais distante da capital, Macapá, está localizado a 590 quilômetros, e é do Oiapoque que uma das alunas do Curso de Teologia, Cleide França, coordenadora paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças, participa das aulas remotamente, devido à distância para a locomoção.

“Busquei cursar teologia para poder fazer a formação de ministro da catequese e me aprofundar mais na minha religião bem como, aprofundar meus conhecimentos sobre a fé, a bíblia e assim melhor desenvolver minha vocação de ser catequista. O curso tem me impulsionado a querer aprender mais. Com ele me sinto mais segura para falar sobre Deus, a sociedade e a igreja, o que fortalece espiritualmente, me deixando fortalecida, principalmente no que tange a fé”

Ao ser questionada sobre quais temas já estudado ela se identificou mais, Cleide explicou que a história de Israel foi o aprendizado que mais a encantou, porque poder ver a realidade de um povo, passado por gerações que se mantem fiel até os dias atuais “… lá no primeiro módulo, o tema formação e identidade de Israel me chamou muita atenção, porque foi um aprendizado muito significativo ver o povo contando a sua própria história. Penso que não há verdade mais linda do que você preservar a memória de tudo o que você viveu e nesse assunto, vimos mais que isso, vimos a Bíblia contando a história que veio passando de geração em geração, sem perder sua essência. Como eu trabalho com as crianças entre 9 e 12 anos, eu já fiz um encontro com esse assunto e foi maravilhoso. As crianças empolgadas recriando um pouco de sua vida em família e na comunidade também, trazendo para o contexto atual delas”, comentou Cleide que também é catequista.

A missionária da Congregação Santa Terezinha, Ir Zenaide de Sousa Peniche, coordenadora da Pastoral da Criança, da Diocese de Macapá, está iniciando o Curso de Teologia, e aprofundar o conhecimento, e ter embasamento para poder falar sobre Deus foi o que a fez buscar pelo curso. “Sempre quis participar do curso de teologia, porém o trabalho e as missões nunca me permitiam, mas este curso sendo oferecido por três anos nos dará a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre Deus, o motivo pelo qual desejei cursar teologia.

A gente não ama aquilo que a gente não conhece, e apesar de eu já ter um amor muito grande por Cristo, pela missão que ele nos chama, é necessário ter algo palpável, algo que a gente possa dizer, que tem comprovação. Esse conhecimento nos ajudará a aprender como repassar os conhecimentos sobre Deus a outras pessoas com mais clareza, mais firmeza e com mais simplicidade, de uma forma que possam entender melhor. Com isso, a minha expectativa para o curso é o de poder absorver esse Deus mais presente, mais atuante no dia a dia. Saber como perceber a presença de Deus no cotidiano. Que eu consiga ver a presença de Deus nas coisas simples. E como fazer também o outro perceber isso também, através das minhas atitudes, nas minhas ações, no meu testemunho. Talvez eu já faça isso, mas não tenho certeza. Então, eu acredito que vou ter certeza a partir do curso”, disse a missionária.

Devido a equipe de formação ser independente, o curso gera gastos com a logística dos assessores e material de estudo dos módulos, cada aluno paga por semestre uma taxa, que neste ano custa R$ 150,00 (cento e cinquenta reais). “O curso não é gratuito porque nós somos uma equipe independente, não somos uma pastoral, somos uma equipe de serviço, a serviço do bispo, por isso que a gente se chama de assessor, nós somos assessores dele e a pedido dele a gente ministra o curso”, disse Eleonora, sobre os gastos usados tambem, para a confecção de apostilas, aluguel do espaço, lanche para os alunos, dentre outros.

Com turmas bastante extensas, a de 2023 tem 73 alunos, e a turma de 2025 inicia com cerca de cem alunos, o curso possui em sua grade curricular as seguintes disciplinas.

Modulo I – Introdução à Teologia (4h/a), Teologia Fundamental (8h/a), Introdução Geral à Bíblia (12h/a), História de Israel (12h/a), Metodologia de Estudos (4h/a), Relações Interpessoais (4h/a) e Comunicação Cristã (4h/a) totalizando 48 horas aula.

Modulo II – Antropologia Teológica (8h/a), Monarquia e Profetismo (8h/a), Exilio e Pós Exilio (12h/a), Liturgia (16h/a) e Evangelhos Sinóticos 1 (Introdução) (4h/a) totalizando 48 horas aula.

Modulo III – Evangelhos Sinóticos 2 (Mt, Mc, Lc) (8h/a), ATOS (12h/a), Teologia Pastoral (12h/a), Missiologia (4h/a) e História de Igreja 1 (Geral) (12ha) totalizando 48 horas aula.

Modulo IV – Cristologia (8h/a), Cartas (12h/a), História da Igreja 2 (Am Latina e Amazônia) (8h/a), Eclesiologia (12h/a) e Mariologia (8h/a) totalizando 48 horas aula.

Modulo V – DSI (8h/a), Documentos da Igreja (4h/a), Escritos Joaninos (Ev S. João e Cartas) (8h/a), Iniciação a Vida Cristã (4h/a), Sacramentos (12h/a), Noções de Direito Canônico (4h/a) e Espiritualidade Cristã (8h/a) totalizando 48 horas aula.

Modulo VI – Teologia Moral e Ética Cristã (12h/a), Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso (4h/a), Escritos Joaninos (APOCALIPSE) (8h/a), Trindade (12h/a) e Escatologia (12h/a) totalizando 48 horas aula o módulo, que na somatória geral fecha em 288 horas/aula ao longo do curso de três anos.

Os interessados em saber mais sobre as próximas turmas do Curso de Teologia, ou tirar alguma dúvida, devem entrar em contato com a coordenação através dos WhatsApp (96) 99112-9170 com Eleonora / (96) 98137-6326 com Aline ou através do (96) 98808-6524 com Gleydson.

Turma de 2023

Turma de 2025

Turma Remota concluída em 2024

Turma 2024 com assessores do Curso de Teologia