por Pascom / Diocese de Marabá

Com a celebração da Santa Missa, na última sexta-feira, 7 de novembro, às 18h30, teve início a Reunião do Conselho Pastoral Diocesano (CPD) 2025, encerrada neste domingo, 9 de novembro, ao meio-dia.

O encontro reuniu cerca de 200 participantes, entre lideranças leigas, representantes de movimentos e serviços eclesiais, além de todo o clero das áreas pastorais da Diocese de Marabá. A coordenação ficou a cargo do Padre Matheus Barbosa e de Lady Anne Souza, coordenadores da Equipe Diocesana de Pastoral.

O objetivo do encontro foi refletir, avaliar e planejar as ações evangelizadoras da Igreja local, em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2025, apresentadas no Instrumentum Laboris.

A programação contou com celebrações eucarísticas, reflexões sobre o documento Instrumentum Laboris e momentos de trabalho em grupo, que favoreceram o diálogo, o discernimento e a partilha de experiências pastorais.

De acordo com Lady Anne: “É um momento muito importante, onde estamos reunimdo as lideranças da Diocese de Marabá, oriundas de diversas paróquias e municípios. Estamos vivenciando um momento de reflexão do Instrumentum Laboris, das diretrizes gerais da ação evangelizadora, que no futuro será um documento que irá nortear nossas missões”.

Durante os três dias de atividades, também foram discutidas as orientações para a recepção e implementação do Sínodo da Sinodalidade, além da avaliação das ações pastorais de 2025 e da construção do Calendário Diocesano 2026.

Ao final, a Diocese de Marabá reafirmou seu compromisso de caminhar em unidade, escuta e discernimento, à luz do Espírito Santo, fortalecendo uma pastoral cada vez mais sinodal, missionária e comprometida com o anúncio do Evangelho.

“Foram 3 dias fabulosos, de muita reunião ao redor das mesas, estudamos as futuras diretrizes da ação evangelizadora no Brasil, depois o caminho sinodal, como implantar a sinodalidade aqui na diocese. Estamos muito felizes. Vamos caminhar, vamos louvar a Deus, vamos praticar o sínodo na vida de todos nós, que é o jeito de ser igreja de Jesus Cristo”, destacou dom Vital Corbellini, bispo de Marabá.

…….

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá.

E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/