por Barbara Marina / Pascom Diocese de Marabá
A Diocese de Marabá realizou no período de 11 e 14 de agosto, na Casa de Retiros Sagrado Coração de Jesus, em Marabá (PA), o ‘Curso de Formação Permanente’, sob o tema ‘Catequese e Liturgia na perspectiva da Iniciação da Vida Cristã – IVC’. Anualmente o curso é oferecido ao clero e religiosos da diocese com o compromisso de fortalecer a vocação e capacitar para servir com mais zelo e sabedoria o Povo de Deus, às famílias, à comunidade e à sociedade, edificando com mais vigor o Reino de Deus.
“O estudo permanente é um dos pilares fundamentais para o amadurecimento espiritual, pastoral e teológico dos presbíteros, diáconos e religiosos e religiosas consagrados, ajudando-os a rezar e a viver melhor o seguimento a Jesus Cristo, a sua Igreja, a sermos missionários, missionárias, a servir e amar a todas as pessoas”, explicou Dom Vital Corbellini, bispo da Diocese de Marabá.
Este ano a formação contou com a assessoria do padre Thiago Faccini Paro, que é mestre em Teologia e Especialista em Liturgia, Ciência e Cultura pela PUC-SP, e Especialista em Espaço Litúrgico e Arte Sacra pela PUC-RS e atua como assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. “No estudo refletimos sobre um tema importante a “Iniciação à vida cristã”, porque nos faz pensar sobre a nossa pastoral. De levar e catequizar, de evangelizar e transmitir a fé a tantos jovens, crianças e adultos que buscam se aproximar da vida da Igreja”, destacou padre Thiago Faccini, assessor da CNBB.
Para o padre Jeferson Vieira Felix o curso foi muito importante para a formação de todos “o curso foi um momento de graça na vida da diocese, sobretudo, diante do esforço de implementar uma catequese com inspiração catecumenal. O assessor nos fez entender o que é a Iniciação à Vida Cristã, desde os primórdios da Igreja até os dias atuais, e não só isso, indicou, a partir dos documentos do Concílio Ecumênico Vaticano II, como empregar em nossas comunidades uma catequese com inspiração catecumenal, seguindo o itinerário catecumenal. Isso possibilitou a nós compreendermos a lógica desse itinerário”, contou o padre.
Irmã Ana Maria, coordenadora do Núcleo da Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB, falou sobre os aprofundamentos dos temas durante o curso “foi uma bênção pra diocese este momento, de aprofundamento da temática da Iniciação à vida cristã, sobretudo, apostar cada vez mais na formação dos nossos catequizandos, na catequese diocesana. Foi muito importante estudarmos, refletirmos nesta formação, com uma participação tão grande dos nossos sacerdotes, religiosos e irmãs”.
“Nós entendemos a importância deste encontro anual, onde nos encontramos para estudar. Uma formação permanente que nos capacita para pastoral, para bem cuidarmos do povo de Deus. Estamos todos muito felizes com tudo que aprendemos”, finalizou padre Patrick Formentini, coordenador do clero diocesano, ao falar sobre a importância do encontro formativo.