por Luísa Lopes / divulgação Centro Pastoral Casa de Nazaré 
e Barbara Marina / Diocese de Marabá

A Área Pastoral em Paraupebas, ligada à Diocese de Marabá (PA), teve um final de semana com duas formações. Nos dias 8 e 9 a Diocese realizou o ‘I Retiro Diocesano da Pascom’, no Centro de Formação Pastoral, e contou com a participação do bispo diocesano Dom Vital Corbellini. E no dia 8, através da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, realizou, uma ‘Assembleia’ no Centro Pastoral Casa de Nazaré no Núcleo Urbano de Carajás, em Parauapebas (PA) e reuniu representantes das Pastorais, Movimentos e Serviços da Igreja Matriz e suas comunidades.

O ‘I Retiro Diocesano da Pascom’, no Centro de Formação Pastoral, em Parauapebas, reuniu mais de 100 pasconeiros, de 20 paróquias da Diocese de Marabá. O retiro teve como tema “Partilhai com mansidão a esperança que está em vossos corações” (1Pd 3, 15-16), que para Renan Furtado, coordenador da Pascom da paróquia São Sebastião, foram dias especiais “foram dias de muita espiritualidade, onde todos os comunicadores da diocese reavivaram sua fé, saindo prontos para comunicar Jesus para o mundo”, disse Renan.

Enquanto isso, no sábado, no Centro Pastoral Casa de Nazaré no Núcleo Urbano de Carajás, o encontro reuniu cerca de 50 pessoas que ao longo do dia participaram de momentos de oração, partilha, avaliação da caminhada, reflexão sobre os assuntos trabalhados, formações e planejamento futuro.

O objetivo principal do encontro foi o de alinhar a visão e as prioridades da paróquia, promovendo a participação ativa e a corresponsabilidade de todos na vida da comunidade.

Durante a avaliação do trabalho no ano de 2024, foi verificado se as metas foram alcançadas e estabelecidas, assim como como foi observado a necessidade de mais formações, conscientização da importância do dízimo, missão e Catequese nas comunidades na zona rural. Assim como os presentes participaram de formação sobre o Ano Jubilar e a Campanha da Fraternidade 2025.

“Durante a assembleia tivemos a oportunidade de partilhar, com os coordenadores e representantes das pastorais, movimentos de serviços da igreja matriz e comunidades da zona rural, sobre pontos importantes de reflexão e ação para o serviço de evangelização, mas também, sobre a Campanha da Fraternidade 2025, que traz como tema, Fraternidade e Ecologia Integral. Foi muito gratificante poder trazer esse tema tão importante e que nos faz despertar para os cuidados que precisamos ter com a nossa casa comum, com toda a criação que Deus nos deu, pois estamos todos interligados como se fôssemos um”, contou Renata Aguiar, coordenadora do Ministério de Música.

Segundo Necy Rolim, representante da comunidade Nossa Senhora de Fátima que fica localizada na Vila Paulo Fonteles, zona rural do município, a cerca de 60km da Igreja matriz, participar da Assembleia Paroquial 2025 foi maravilhoso “por toda acolhida, discussões e planejamentos, destaco o momento formativo sobre a Campanha da Fraternidade 2025 que me fez recordar das Santas Missões populares. Foi um dia de bênçãos para todos. O encontro foi maravilhoso”, falou Necy.

Para o pároco o padre Cosme Ferreira da Silva o encontro foi muito importante porque fez com que os presentes pudessem ter um olhar diferenciado para as atividades “a sua importância do encontro, além de fazermos comunhão com a Igreja em tudo, foi um momento de comunhão entre nós que formamos através das pastorais, movimentos, serviços e comunidades. Estar em um momento como estes é olhar para o que o Senhor tem nos proporcionado a viver a evangelização nos seus desafios. Foi olhar para a graça de sermos servos da messe do Senhor”, disse padre Cosme.

As pastorais presentes no encontro foram Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão – MESC, Liturgia, Coroinhas, Catequese, Lanche da Nazinha, Círculo Bíblico, Encontro de Casais com Cristo- ECC,  Pastoral Familiar,  Movimento das Mães que Oram pelos Filhos – AMO, Renovação Carismática Católica- RCC,  Bom Samaritano,  Apostolado da Oração, Guardas de Nossa Senhora de Nazaré – GNSN, Terço dos Homens Mãe Rainha – THMR, Dízimo e Ministério de Música.