Considerado um dos mais belos e tradicionais festejos do oeste paraense, o Círio da Senhora Sant’Ana foi realizado no último domingo, 08, saindo da Paróquia São Raimundo Nonato, em Curuá. Antes disso, porém, a imagem da padroeira da Cidade e da Diocese de Óbidos, esteve em peregrinação no estado do Amazonas, de onde retornou no último dia 04, sendo recebida por dezenas de fiéis no porto da cidade.

O Bispo Diocesano de Óbidos, Dom Bernardo, conduz a imagem da padroeira
Neste ano a festividade tem como tema: “Em Sant’Ana formamos comunidade de irmãos”. O lema faz alusão ao Ano do Laicato, celebrado por toda a Igreja no Brasil que reflete: “Sal da Terra e Luz do Mundo”. O Círio inaugura as comemorações que perduram por 19 dias e noites. A abertura da festa deste ano contou com a presença do Cardeal Dom Orani João Tempesta, que já foi Arcebispo de Belém e agora conduz a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, na capital fluminense. Ao lado do Bispo de Óbidos e presidente regional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Norte 2), Dom Bernardo Johannes Bahlmann, o Cardeal Orani presidiu Santa Missa na chegada do Círio e demonstrou enorme satisfação por sua participação na festa de fé do povo pauxis, como são carinhosamente chamados os obidenses.

Dom Bernardo com Dom Orani conduzindo a imagem de Sant’Ana
O Círio de Sant’Ana é todo fluvial e tem uma peculiaridade interessante: a embarcação que conduz a imagem é toda decorada e preparada com iluminação e cores que realcem o esplendor da Gloriosa Santa que é mãe de Nossa Senhora e avó de Jesus Cristo.
Há 260 anos, Sant’Ana é padroeira oficial do município obidense e, consequentemente, com a criação da Prelazia (depois, Diocese) de Óbidos, passou a ser patrona diocesana também. A cidade que já foi chamada de Aldeia Pauxis, no início de sua história, nutre uma grande devoção pela santa que é expressa em uma estátua na praça central da cidade, além da bela Igreja Matriz, hoje Catedral Diocesana, que está em reforma visando ser uma das mais belas Igrejas da região.

O Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, ao lado de Dom Bernardo e Sacerdotes da Diocese de Óbidos

O olhar atento de Dom Orani à festa católica do povo pauxis

Dom Orani e Dom Bernardo acompanhando a procissão fluvial de Sant’Ana