por Pascom / Paroquia Santo Antonio do Alenquer (PA) / Diocese de Óbidos
A Diocese de Óbidos através da Cáritas, realizou no dia 8 de outubro, na paróquia Santo Antônio de Alenquer, uma ‘Formação Diocesana da Cáritas para Voluntários’ que teve como objetivo orientar todos os inscritos como se tornar um voluntário e conhecer seu papel dentro da instituição.
A formação contou com a assessoria de Ilma Helena de Souza, coordenadora diocesana, a qual enfatizou que a atuação da Cáritas é na Igreja e sociedade. Conforme a assessora, para ser voluntário é necessário assinar um termo de voluntariado e participar das atividades da Cáritas, que incluem atendimento a desastres socioambientais, desenvolvimento da economia popular solidária, apoio a migrantes, defesa do direito à moradia e luta contra o racismo, sempre com foco na transformação social e no bem-estar comum, assim como criar relatórios que informem todas as atividades desenvolvidas, como: público alvo, material e financeiro utilizado nas atividade específicas.
O trabalho da Cáritas consiste na atuação de garantir os direitos e deveres das crianças e adolescentes como rede de proteção. Todas as atividades da Cáritas são realizadas por meio de planejamentos e relatórios e requerem parcerias com a Igreja e órgãos públicos.
Hoje a Cáritas Alenquer, assim como na diocese e em todos os regionais da Igreja no Brasil, desenvolvem o Projeto IÇA Ação em Proteção. Esse projeto é levado às comunidades e escolas do nosso município, por meio de palestras informativas que orientam as crianças sobre seus direitos, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Além de promover o conhecimento, o projeto também busca conscientizar e alertar a sociedade sobre a importância de proteger nossas crianças e adolescentes contra o abuso e a exploração sexual.
Os interessados em participar como voluntariado da Cáritas em Alenquer ou na Diocese de Óbidos, procure a secretaria de sua paróquia para que possa entrar em contato com os coordenadores da instituição.