por SedCom / Diocese Óbidos

A Diocese de Óbidos (PA) realizou uma festa religiosa marcante, histórica e emocionante, essas são as palavras que resumiram o ‘Círio de Sant’Ana 2025’, que vai ficar marcado na história dos devotos da Padroeira.

O translado da Imagem de Sant’Ana, começou na sexta-feira (11/7), seguindo para a Paróquia São João Batista, Faro, onde visitou as comunidades a cidade, e após, seguiu viagem para o município de Terra Santa.

O Círio Fluvial saiu pela primeira vez Paróquia Santa Isabel de Portugal, em Terra Santa, e seguiu até a Comunidade Maria Tereza. Centenas de fiéis estiveram nas várias embarcações acompanhando esse momento com a Padroeira da Diocese de Óbidos pelas águas do Rio Amazonas, até a chegada no município de Óbidos, e em Procissão até o Arquitetônico.

Este ano, a Imagem de Sant’Ana, foi levado no Barco Hospital Papa Francisco na Providência de Deus, apresentando a mensagem de paz, amor e esperança, gestos que o Papa Francisco transmitia ao povo da Amazônia. Em sua memória foram prestadas inúmeras homenagens, o mundo reconhece seu legado de humildade, simplicidade e a defesa dos mais vulneráveis, além de sua mensagem de esperança e fraternidade, com sua força. Em Óbidos foram realizados projetos que beneficiam as pessoas que mais precisam de ajuda, em especial, hoje, os Barcos Hospitais que levam saúde, amor e esperança, por toda a Amazônia, demonstrando o seu cuidado e seu carinho, se fazendo presente no meio de todos nós.

Na chegada da Imagem de Sant’Ana, no porto de Óbidos, os fiéis puderam participar da Santa Missa que foi presidida pelo Bispo diocesano, Dom Bernardo Johannes, e foi concelebrada pelos padres, Adalberto Santos, Jorge Armando, Izidro Munoz, Édson Galego, Leonardo Loures, Lucas Nogueira, e o padre Davenir da Diocese de Nova Iguaçu. Assim como também contou com a participação do diácono permanente Aguinaldo, e dos Diáconos José Maria, Iranilson, Erisson e Roberth, e inúmeros fiéis, que lotaram a praça, em homenagem a Sant’Ana.

No final da Celebração, no interior da Catedral Diocesana, Dom Bernardo Johannes, junto com os padres presentes, realizou uma benção especial aos diáconos que serão ordenados sacerdotes este mês.

As datas das ordenações acontecem dia 16 de julho com a ordenação do diácono José Maria; dia 18 de julho é a vez do diácono Iranilson Araújo tornar-se sacerdote, e a ordenação de Érisson e Roberth será no dia 19. Esta será a primeira vez na história da Diocese de Óbidos que serão realizadas quatro Ordenações na mesma semana.

História do Círio

O Círio 2025 se tornou mais especial, por completar 171 anos de história e tradição, desde o primeiro Círio que foi realizado em 1854, sendo terrestre e fluvial, de acordo com registros históricos. Neste ano, o Círio fluvial completou 87anos.

A Festividade de Sant’Ana se estenderá até o dia 27 de julho com diversas programações, e as Santas Missas às 19h30 na Catedral.