por Fellipe Torres / Pascom Diocese Xingu Altamira

A Diocese de Xingu Altamira viveu um momento de profunda alegria e ação de graças com a celebração da ereção canônica da Área Pastoral Nossa Senhora Aparecida, que passa oficialmente à condição de Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Transamazônica, fortalecendo a missão evangelizadora da Igreja na região da Transamazônica.

A celebração solene foi presidida pelo bispo diocesano, Dom João Muniz Alves, e concelebrada por padres de outras paróquias da Diocese, reunindo fiéis das 14 comunidades que agora compõem a nova paróquia. A igreja esteve repleta de fé, emoção e espírito de comunhão.

Localizada na Rodovia Transamazônica (BR-230) no Km 140 entre as cidades de Uruará e Medicilândia, a nova paróquia nasce como fruto de uma caminhada construída com perseverança, serviço e compromisso do povo de Deus.

Em sua homilia, Dom João Muniz destacou o significado deste momento histórico para a Igreja local. “Hoje é dia de louvar a Deus. Esta paróquia nasce da fé simples e forte do povo, da dedicação das comunidades e da presença constante da Igreja nesta região. Que esta seja sempre uma Igreja viva, missionária e de portas abertas”.

Nomeado primeiro pároco, Padre Gerfeson Mendes dos Santos também se dirigiu às comunidades com palavras de gratidão e esperança. “Esta paróquia não começa hoje, ela já vive no coração de cada comunidade. Assumo esta missão com humildade e esperança, contando com a colaboração de todos para continuarmos anunciando o Evangelho e cuidando da vida”.

Para Nilma Dias de Castro, representante de uma das 14 comunidades que compõe a nova paróquia destacou que este momento simboliza o reconhecimento de uma longa história de fé, luta e dedicação do povo da Transamazônica. “Este é um marco que reconhece o crescimento, a maturidade e o compromisso missionário do nosso povo, fruto de mais de 50 anos de oração, trabalho e dedicação. Foram muitas dificuldades e desafios, mas seguimos unidos pelo amor de Deus, construindo a casa do Senhor com perseverança e esperança”.

Nilma também recordou a importância do apoio recebido ao longo do caminho. “Somos profundamente gratos a Dom João Muniz e ao Padre Jeová de Jesus Morais, que acolheram e aceitaram nosso pedido quando ainda éramos Área Pastoral. Hoje, sob o amor de Maria e a orientação do nosso pároco, Padre Gerfeson Mendes dos Santos, nos tornamos oficialmente Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Transamazônica”.

A ereção canônica da nova paróquia reafirma o compromisso da Diocese do Xingu com a evangelização e o acompanhamento das comunidades ao longo da Rodovia Transamazônica. Confiada à intercessão de Nossa Senhora Aparecida, a paróquia é enviada em missão para ser sinal de fé, esperança e caridade.

…….
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá. E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/