
por Felipe Torres / Diocese Xingu Altamira
A Catedral Diocesana do Xingu, em Altamira, foi palco de uma solene Celebração Eucarística que marcou o encerramento do Ano Jubilar da Diocese do Xingu. Este período, descrito como um tempo especial de graça, renovação espiritual e profunda comunhão, reuniu fiéis, agentes de pastoral e representantes de todas as áreas pastorais e paróquias da Região Altamira, unindo-os em uma caminhada de fé, esperança e compromisso missionário.
A Santa Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom João Muniz Alves, e concelebrada pelos padres diocesanos, um gesto que sublinhou a unidade do clero e do povo de Deus em torno do altar. Em um clima de intensa oração e ação de graças, a assembleia celebrou os frutos espirituais colhidos ao longo deste ano jubilar, reconhecendo as inúmeras bênçãos que Deus derramou sobre a Diocese do Xingu.
O ponto culminante da celebração foi o momento de ação de graças, quando toda a assembleia, em uníssono, entoou solenemente o canto do Te Deum. Este hino de louvor e reconhecimento a Deus pelas graças recebidas e pela jornada pastoral vivida foi um momento profundamente orante, repleto de alegria, comunhão e esperança renovada.
O encerramento do Ano Jubilar não é apenas um ponto final, mas sim um forte sinal de unidade e envio missionário. A Diocese do Xingu fortalece seu compromisso de continuar anunciando o Evangelho com fidelidade e amor, confiante de que o Senhor a conduz pelos caminhos da fé, da fraternidade e da missão.
Resumo: O Ano Jubilar e as Cinco Portas Santas do Vaticano
Os Anos Jubilares são tradições centrais na Igreja Católica, marcados pela indulgência plenária e um foco renovado na misericórdia e na peregrinação.
O ‘Ano Jubilar Extraordinário da Misericórdia’ foi convocado pelo *Papa Francisco* e visava intensificar a reflexão sobre a misericórdia de Deus. Durante este Jubileu específico, a prática foi estendida para além das basílicas romanas, permitindo que portas especiais fossem abertas em catedrais de todo o mundo, como a que foi fechada recentemente na sua diocese.
Para os Jubileus Ordinários (como o que ocorreu em 2000 e o em 2025), as portas centrais são abertas nas quatro Basílicas Papais de Roma, Basílica de São Pedro, (Vaticano); Basílica de São João de Latrão (Catedral de Roma), Basílica de Santa Maria Maior, Basílica de São Paulo Extramuros.
No contexto do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, além das quatro principais, foi aberta uma quinta Porta Santa no Vaticano, especificamente na Basílica de Santa Maria dos Anjos (embora a abertura em cada diocese seja o marco mais lembrado). No seu contexto anterior, o encerramento do Jubileu foi associado ao Papa Leão XIV, o que sugere uma continuidade ou uma referência a um evento específico dentro do seu contexto de informação.
………….
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá. E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/








