
por Clementino Monteiro / PASCOM Diocese de Bragança
fotos Matheus Felipe / PASCOM Diocese de Bragança
Com o tema “A contribuição da Pastoral da Ecologia Integral diante dos desafios das emergências climáticas”, a Pastoral da Ecologia Integral (PEI) realizou um encontro no Colégio Gentil Bittencourt, em Belém do Pará, durante o período da COP30.
Participaram membros da PEI da Arquidiocese de Belém, de várias dioceses convidadas e de outras pastorais. O encontro teve início com acolhida e momento místico conduzidos pela irmã Cecília Sá Miranda, da Congregação das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.
A programação continuou com a saudação inicial de Dom Vicente de Paulo, presidente da Comissão de Ecologia Integral e Mineração da CNBB; e de Dom Evaristo Spengler da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), da Diocese de Roraima; seguido de Dom Hudson Ribeiro, bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus (AM); e do padre Renilson MAcedo, articulador das Pastorais Sociais no Regional Norte 2 da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que saudaram os participantes e partilharam suas vivências e experiências.
No bloco de mesas-redondas, a primeira mesa contou com Luciano Machado da PEI Regional Sul 1 e Articulação Nacional, que abordou a atuação pastoral dos leigos por uma ecologia integral; com a irmã Tea, que apresentou o contexto histórico e o surgimento do Conselhor Amazônico de Ifrejas Crsitã (CAIC), destacando o ecumenismo na perspectiva ecológica; e com Afonso Murad, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), que tratou da espiritualidade ecológica.
A segunda mesa reuniu Vanalda Araújo (REPAM/MAM), da Diocese de Marabá; Lisângela Cassiano Rede de Apoio às Mulheres Agroflorestais do Pará (RAMA/PA) e da PEI da Prelazia do Marajó; e Benedito Queiroz Alcântara, da Pastoral da Ecologia Integral — Projeto Guardiões Ambientais Ribeirinhos, da Diocese de Macapá. Os convidados refletiram sobre diálogos com a sabedoria popular. Em seguida, Sérgio Brasão, representando a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), falou sobre o diálogo com a ciência.
Ao final, foi realizada a leitura da Carta de Compromisso Ecológico. A irmã Cecília conduziu o encerramento, convidando todos a formar um círculo e chamando o articulador nacional da PEI para abençoar os participantes com água de um bloco de gelo que foi abençoado pelo papa Leão XIV proveniente da Groenlândia durante a conferência Raising Hope (Espalhando Esperança), que aconteceu em Castel Gandolfo, Itália, de 1º a 3 de outubro. O encontro foi concluído com a oração do Pai-Nosso, de mãos dadas, reforçamndo a sinodalidade entre todos.

…
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá. E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/