Canal funcionará de 9h às 17h nos dias 14 e 15 de novembro

“Por isso, os cristãos, leigos e leigas, não podem ‘abdicar da participação na política’ (Christifideles Laici, 42)’, este é um trecho retirado da mensagem da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por ocasião das eleições 2020. Os leigos são convidados a exercer sua cidadania e a não se abdicar do tema, como destaca a mensagem da Conferência. E às vésperas das eleições municipais, os eleitores devem se lembrar da importância de exercer um voto consciente para a realização do bem comum.

Além do voto consciente, os eleitores do Estado do Pará devem estar atentos para a legalidade das campanhas dos candidatos e uma via para denunciar possíveis irregularidades nas campanhas é o Disque Denúncia, que está em atividade desde o início do mês de outubro buscando combater a corrupção eleitoral.

As denúncias podem ser feitas de duas formas: via Disque Denúncia pelo telefone 0800 091 6330, que funciona de segunda a sexta-feira, no horário de 9h às 15h. E recebe denúncias de  irregularidades eleitorais como compra de votos, uso indevido da máquina pública, entre outros, que serão cadastradas no site do Ministério Público do Pará. O eleitor pode fazer sua denúncia diretamente pelo link do formulário.

Nos dias 14 e 15 de novembro (sábado e domingo), final de semana das eleições municipais, o Disque Denúncia irá funcionar no horário de 9h às 17h.

E pelo pelo aplicativo Pardal, para irregularidades ligadas à propaganda eleitoral. O aplicativo está disponível para download para os sistemas IOS e Android. No aplicativo, o denunciante registra seus dados, faz o upload das provas dos ilícitos (fotos e vídeos), adiciona informações sobre o local do ato e do candidato envolvido. Não é permitido denúncia anônima, mas os dados dos denunciantes são preservados.

Na reta final para as eleições 2020, a irmã Henriqueta Cavalcante, coordenadora da Comissão Justiça e Paz da CNBB Norte 2, espera que a população tenha a responsabilidade e o compromisso cidadão para realizar a denúncia. Para ela,  é importante que a população participe, exerça sua cidadania e não contribua com as práticas irregulares. “A denúncia é a nossa ferramenta fundamental para combater a corrupção eleitoral”.

Mensagem-CNBB-Eleições-2020

Leia também:

Eleições 2020: o que estão dizendo os bispos sobre o processo eleitoral deste ano