Dom Flávio Giovenale se despede nesta terça-feira, 11, de Santarém, diocese que pastoreou nos últimos seis anos. Logo no início da tarde, o bispo viaja para Cruzeiro do Sul, no Acre. Os primeiros dias na nova missão devem ser marcados por encontros e reuniões preparatórias à Missa de Posse que ocorrerá no próximo domingo, 16.
Em 08 de dezembro de 1997, dom Flávio foi ordenado bispo após sua nomeação para Diocese de Abaetetuba onde ficou até dezembro de 2012. Em 15 de dezembro de 2012, o bispo assumiu a Diocese de Santarém sucedendo a dom Esmeraldo Barreto de Farias.
O bispo salesiano confessou, em entrevista exclusiva ao nosso site, que: “o coração está com um misto de sentimentos, ansioso pela nova missão e, por outro lado, sentindo a saudade destes anos bonitos vividos com intensidade em Santarém”.
De acordo com dom Flávio, a maior recordação a ser levada para vida toda é a experiência de amor que recebeu na Diocese de Santarém. “Tive certeza do amor desse povo, fui muito amado. Essa experiência de amor e crescimento, é o que eu levo. Foram seis anos de um bonito trabalho, criação de dez paróquias, renovação da catequese, de carinho dos idosos e das crianças e muitos momentos felizes”, afirmou.
Despedidas – A Missa de Envio do bispo para Diocese de Cruzeiro do Sul foi celebrada no último domingo, 09, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição. A celebração também foi a última dentro dos festejos da padroeira da cidade e diocese de Santarém. Ao final da Missa algumas crianças homenagearam o bispo.
A última segunda-feira, 10, marcou o fim dos trabalhos de Dom Flávio na Cúria Diocesana de Santarém. Foi o último expediente do bispo que recebeu homenagens de todos os funcionários que integram a Cúria, o Sistema Diocesano de Comunicação, o Centro Diocesano de Pastoral e outros departamentos da diocese. Foram momentos de leitura de mensagens e também oração. Com mãos estendidas sobre o bispo, os funcionários rezaram e pediram a Deus que abençoe dom Flávio na nova missão.
Em Cruzeiro do Sul, no Acre, dom Flávio chega no início da madrugada de quarta-feira, 12. Acompanhado de seu antecessor, dom Mosé João Pontelo, dom Flávio deve conhecer as prioridades da Diocese nestes primeiros dias de trabalho e também organizar com a equipe litúrgica local a celebração de posse que será realizada no domingo, 16, às 18h no horário oficial do Acre (21h no horário de Brasília). A celebração onde dom Moselo passará o báculo à dom Flávio será na Catedral Nossa Senhora da Glória, centro da cidade. “Não conheço nada no Acre, nunca trabalhei e nem estive lá. Vou com a disposição de conhecer e amar, assumir as prioridades da diocese e levá-las pra frente”, finalizou o salesiano.
A saída de dom Flávio da Diocese de Santarém marca também sua saída do Regional Norte 2 da CNBB. Aqui, dom Flávio foi referencial em trabalhos das Pastorais da Criança, do Menor, bem como da Cáritas Brasileira. Em Abaetetuba ou Santarém, dom Flávio sempre foi conhecido pela alegria do serviço e por seu amor incondicional para com as crianças e idosos. Expressando gratidão, amizade e comunhão, o presidente regional da CNBB e bispo de Óbidos, dom Bernardo Bahlmann deve participar da celebração do próximo domingo. O bispo de Cametá, dom José Altevir da Silva, também estará presente. Ele é o primeiro padre nativo da região.