Nesta sexta-feira, 10, o bispo auxiliar de Belém, dom Irineu Roman, celebra seu 60º aniversário natalício. Nesta data, o bispo preside três Missas, a primeira na Capela da Residência Episcopal com a participação de amigos e funcionários e a concelebração de dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo metropolitano de Belém, e dom Antônio de Assis Ribeiro, também bispo auxiliar de Belém. Às 09h, dom Irineu celebra Missa dos Pais no Abrigo São João Paulo II e às 18h preside a Santa Missa com instituição de leitores da Escola Diaconal Santo Efrém e a participação de centenas de fiéis da Arquidiocese na Basílica Santuário de Nazaré.

Dom Irineu que é também secretário da CNBB Norte 2, celebra na Capela desta instituição na próxima terça-feira, 14, e junto com os colaboradores e agentes de pastorais do Regional, celebra o dom de sua vida.

História – Nascido em Vista Alegre do Prata-RS, em 10 de agosto de 1958. Ingressou no Seminário Josefino da Congregação de São José, em 1973. Fez os primeiros votos religiosos no ano de 1980. Foi ordenado presbítero no dia 1º de janeiro de 1990, por Dom Paulo Moreto.

Durante sua caminhada como padre, colaborou de forma especial no acompanhamento de jovens e na formação de Seminaristas. Em Porto Alegre, de 1987 a 1989, especializou-se em Pastoral Juvenil, tendo atuado na área de pesquisa, acompanhamento e formação cristã de jovens.
Em Caxias do Sul, exerceu atividades de formador nos Seminários da Congregação de São José, professor nos Colégios da Congregação e vigário paroquial nos primeiros anos de presbítero.
Em Brasília (DF) atuou como vigário paroquial da Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Planaltina (DF), entre 1994 a 1998.

No ano de 1999, estudou Missiologia, em São Paulo, em nível de Pós-Graduação. No mesmo ano foi enviado pela Congregação de São José – Josefinos de Murialdo, para Belém do Pará, onde em 17 de outubro de 1999, assumiu o cargo de pároco da Paróquia Santa Edwiges.

Em 2002, foi nomeado por Dom Vicente Zico, Vigário Episcopal da Região São João Batista, tendo permanecido nesses ministérios até a data de sua nomeação como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém.

A Ordenação Episcopal ocorreu no dia 19 de março de 2014, na Paróquia São José em Vista Alegre do Prata, pertencente à diocese de Caxias do Sul-RS. Seu lema episcopal é: “Vim para Servir” (Mc 10,45).

Atualmente, Dom Irineu Roman é Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém – Pará. Em nível de CNBB, Dom Irineu Roman, exerce o cargo de Secretário da CNBB Regional Norte II e acompanha os trabalhos da Pastoral do Turismo e da Pastoral da AIDS.
Em junho de 2016 foi nomeado pela Presidência da CNBB Nacional, como bispo Referencial da Pastoral do Turismo.

 

  • Com informações do Jornal “Voz de Nazaré”
  • Imagem – Arte: SDP – Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças.