LITURGIA DOMINICAL DA PALAVRA
Saudações!
Celebramos hoje a Solenidade da assunção da Bem-aventurada Virgem Maria, em que Isabel diz: “Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu!” Acompanhemos a proposta Litúrgica, com várias sugestões: para a Celebração Dominical da Eucaristia, para a Celebração Dominical da Palavra – presidida pelos ministros leigos e leigas, e para a Catequese. Para esta ação evangelizadora, incluímos aqui, atividades para Catequizandos. Nesta edição temos também sugestão de Círculo Bíblico que evidencia o Evangelho do domingo seguinte.
Estimado irmão ordenado, consagrado (a) e leigo (a), faça a experiência do encontro a partir da Lectio Divina (Evangelho do Domingo), durante a semana na sua Comunidade, nos seus grupos eclesiais, como também na família e entre amigos e vizinhos, culminando com a Celebração Dominical da Eucaristia ou da Palavra.
A Leitura Orante da Bíblia, ou Lectio Divina, é um alimento indispensável para o nosso crescimento espiritual e para a qualidade de nossa fé vivida como discípulos missionários de Cristo. A família e a comunidade crescem com a Leitura Orante da Escritura, pois o Espírito Santo toca a alma dos que bebem nas fontes da Palavra revelada e os leva a saborear a Verdade de Cristo que vive na sua Igreja.
O Sim de Maria brotou da sua intimidade com o Senhor, como também a clara convicção de que Deus a “abençoou entre todas as mulheres”; o que a fez tomar a livre decisão de servir, numa constante louvação. Pelo fato de ter permitido a ação misericordiosa de Deus em sua vida, Maria também consentiu a “visualização” do verdadeiro rosto do Pai, pelo Filho.
Maria, no céu e na terra, louvemos ao Senhor. Que a sua assunção nos alegre e nos mantenha sempre ao lado do mais frágil e na firme esperança em Deus.
A todos os irmãos e irmãs, a minha saudação e minha bênção!
† Irineu Roman, CSJ
Arcebispo Metropolitano de Santarém