LITURGIA DOMINICAL DA PALAVRA
Saudações!
Celebramos hoje a Solenidade de São Pedro e São Paulo, Apóstolos, em que o Senhor pergunta: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Acompanhemos a proposta Litúrgica, com várias sugestões: para a Celebração Dominical da Eucaristia, para a Celebração Dominical da Palavra presidida pelos ministros leigos e leigas, e para a Catequese. Para esta ação evangelizadora, incluímos aqui, atividades para Catequizandos. Nesta edição temos também sugestão de Círculo Bíblico que evidencia o Evangelho do domingo seguinte.
Estimado irmão ordenado, consagrado (a) e leigo (a), faça a experiência do encontro a partir da Lectio Divina (Evangelho do Domingo), durante a semana na sua Comunidade, nos seus grupos eclesiais, como também na família e entre amigos e vizinhos, culminando com a Celebração Dominical da Eucaristia ou da Palavra.
A Leitura Orante da Bíblia, ou Lectio Divina, é um alimento indispensável para o nosso crescimento espiritual e para a qualidade de nossa fé vivida como discípulos missionários de Cristo. A família e a comunidade crescem com a Leitura Orante da Escritura, pois o Espírito Santo toca a alma dos que bebem nas fontes da Palavra revelada e os leva a saborear a Verdade de Cristo que vive na sua Igreja.
Em Jesus a Igreja. Em Jesus todos os batizados e batizadas, membros desta Igreja que tem no seu alicerce, além do “barro”, o “sangue” de Pedro e Paulo; o primeiro pela cruz e o segundo pela espada. Conhecendo o Senhor e sua missão, e agraciados com a fé, tomaram a livre decisão de testemunhá-lo com a própria vida.
Enraizados na mesma fé de Pedro e Paulo, e em comum-união com o Papa Leão XIV, sejamos Peregrinos da Esperança e atendamos ao pedido de Jesus: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei!”
A todos os irmãos e irmãs, a minha saudação e minha bênção!
† Irineu Roman, CSJ
Arcebispo Metropolitano de Santarém