LITURGIA DOMINICAL DA PALAVRA

Saudações!

Celebramos hoje o 15º Domingo do Tempo Comum, em que o Senhor diz: “Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás!” Acompanhemos a proposta Litúrgica, com várias sugestões: para a Celebração Dominical da Eucaristia, para a Celebração Dominical da Palavra – presidida pelos ministros leigos e leigas, e para a Catequese.

Para esta ação evangelizadora, incluímos aqui, atividades para Catequizandos. Nesta edição temos também sugestão de Círculo Bíblico que evidencia o Evangelho do domingo seguinte.

Estimado irmão ordenado, consagrado (a) e leigo (a), faça a experiência do encontro a partir da Lectio Divina (Evangelho do Domingo), durante a semana na sua Comunidade, nos seus grupos eclesiais, como também na família e entre amigos e vizinhos, culminando com a Celebração Dominical da Eucaristia ou da Palavra.

A Leitura Orante da Bíblia, ou Lectio Divina, é um alimento indispensável para o nosso crescimento espiritual e para a qualidade de nossa fé vivida como discípulos missionários de Cristo. A família e a comunidade crescem com a Leitura Orante da Escritura, pois o Espírito Santo toca a alma dos que bebem nas fontes da Palavra revelada e os leva a saborear a Verdade de Cristo que vive na sua Igreja.

O que fundamenta o saber cristão é a prática da misericórdia, ou seja, a compaixão assegura a fala daquele ou daquela que “não está longe do Reino de Deus”, assim assegura Jesus, o rosto compassivo e vivificador do Pai. O tempo passou, mas ainda é latente a pergunta: “Quem é o meu próximo?”, sendo que acrescida da insegurança e do medo: “Quem me garante que sairei ileso desta aproximação?” Peçamos ao Senhor que ilumine nosso pensar e nosso agir com misericórdia, para que nenhum “necessitado” seja tratado com insignificância.

A todos os irmãos e irmãs, a minha saudação e minha bênção!

† Irineu Roman, CSJ
Arcebispo Metropolitano de Santarém

13.07.2025 - 15º DOMINGO TEMPO COMUM-C