LITURGIA DOMINICAL DA PALAVRA
Saudações!
Celebramos hoje o 18º Domingo do Tempo Comum, em que o Senhor diz: “Mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens!” Acompanhemos a proposta Litúrgica, com várias sugestões: para a Celebração Dominical da Eucaristia, para a Celebração Dominical da Palavra presidida pelos ministros leigos e leigas, e para a Catequese. Para esta ação evangelizadora, incluímos aqui, atividades para Catequizandos. Nesta edição temos também sugestão de Círculo Bíblico que evidencia o Evangelho do domingo seguinte.
Estimado irmão ordenado, consagrado (a) e leigo (a), faça a experiência do encontro a partir da Lectio Divina (Evangelho do Domingo), durante a semana na sua Comunidade, nos seus grupos eclesiais, como também na família e entre amigos e vizinhos, culminando com a Celebração Dominical da Eucaristia ou da Palavra.
A Leitura Orante da Bíblia, ou Lectio Divina, é um alimento indispensável para o nosso crescimento espiritual e para a qualidade de nossa fé vivida como discípulos missionários de Cristo. A família e a comunidade crescem com a Leitura Orante da Escritura, pois o Espírito Santo toca a alma dos que bebem nas fontes da Palavra revelada e os leva a saborear a Verdade de Cristo que vive na sua Igreja.
Uma voz egocêntrica, infiltrada na multidão, chega aos ouvidos de Jesus que preza por vozes altruístas. E para as duas vozes o ensino é o mesmo: Quanto mais distante da obsessão acumulativa de bens, mas próximo da liberdade espiritual e da vivência cristã. Sendo que os bens terrenos em si mesmos não emitem desassossego; o problema está quando endeusados. Eis a preocupação de Jesus, o Mestre, com a multidão e com seu grupo de colaboradores, “seus amigos”.
Tenhamos os bens terrenos como apoio para difundir os bens espirituais.
A todos os irmãos e irmãs, a minha saudação e minha bênção!
† Irineu Roman, CSJ
Arcebispo Metropolitano de Santarém