LITURGIA DOMINICAL DA PALAVRA

Saudações!

Celebramos hoje o 30º Domingo do Tempo Comum / Ano C, em que Jesus diz: “Este último voltou para casa justificado, o outro não.” Acompanhemos a proposta Litúrgica, com várias sugestões: para a Celebração Dominical da Eucaristia, para a Celebração Dominical da Palavra – presidida pelos ministros leigos e leigas, e para a Catequese. Nesta edição temos também sugestão de Círculo Bíblico que evidencia o Evangelho do domingo seguinte.

Estimado irmão ordenado, consagrado (a) e leigo (a), faça a experiência do encontro a partir da Lectio Divina (Evangelho do Domingo), durante a semana na sua Comunidade, nos seus grupos eclesiais, como também na família e entre amigos e vizinhos, culminando com a Celebração Dominical da Eucaristia ou da Palavra.

A Leitura Orante da Bíblia, ou Lectio Divina, é um alimento indispensável para o nosso crescimento espiritual e para a qualidade de nossa fé vivida como discípulos missionários de Cristo. A família e a comunidade crescem com a Leitura Orante da Escritura, pois o Espírito Santo toca a alma dos que bebem nas fontes da Palavra revelada e os leva a saborear a Verdade de Cristo que vive na sua Igreja.

A soberba descaracteriza a oração e, o mais interessante é que, aquele que reza exaltando a si mesmo tem a plena certeza de que entre ele e Deus existe um vínculo perfeito, sendo que esta convicção não dura a vida inteira.

Guardemos no coração e na vida o testemunho e o ensinamento de pessoas orantes: Quer falar com Deus? Então incline “sempre” seu corpo e sua alma, e Deus o levantará “de novo” lhe dando a dignidade de ficar de pé. Assim sendo, a intimidade com o Senhor se torna um dom, dado por Ele, creditável para toda vida.

A todos os irmãos e irmãs, a minha saudação e minha bênção!

† Irineu Roman, CSJ
Arcebispo Metropolitano de Santarém

26.10.2025 - 30º DOMINGO TEMPO COMUM C (1)

…..

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp  https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá.
E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/