LITURGIA DOMINICAL DA PALAVRAD
Saudações!
CelebramOs hoje o 22 Domingo da Páscoa – Domingo da Divina Misericordia, em que o Senhor diz: “Bem-aventurados os que creram sem terem visto!” Acompanhemos a proposta Litúrgica, com várias sugestões: para a Celebração Dominica! da Eucaristia, para a Celebração Dominica! da Palavra – presidida pelos ministros leigos e leigas, e para a Catequese. Para esta ação evangelizadora, incluímos aqui, atividades para Catequizandos. Nesta edição temos tambem sugestao de Circulo Bíblico que evidencia o Evangelho do domingo seguinte.
Estimado irmao ordenado, consagrado (a) e leigo (a), faca a experiencia do encontro a partir da Lectio Divina (Evangelho do Domingo), durante a semana na sua Comunidade, nos seus grupos eclesiais, como tambem na família e entre amigos e vizinhos, culminando com a Celebração Dominical da Eucaristia ou da Palavra.
A Leitura Orante da Biblia, ou Lectio Divina, e um alimento indispensavel para o nosso crescimento espiritual e para a qualidade de nossa fé vivida como discípulos missionários de Cristo. A família e a comunidade crescem com a Leitura Orante da Escritura, pois o Espírito Santo toca a alma dos que bebem nas fontes da Palavra revelada e os leva a saborear a Verdade de Cristo que vive na sua lgreja.
Em Tomé, todos aqueles que confessam piedosa e serenamente os seus “vacilos” na fé e cantam: “Creio, Senhor, mas aumentai a minha fé!” Assim sendo, o Ressuscitado age com misericórdia, indo ao encontro. O dom da misericórdia e para quem a deseja de todo o coração e desde ja se dispoe a ir tambem ao encontro, especialmente de quem mais necessitam.
Alegremo-nos! Afinal somos a lgreja fundamentada na palavra e no testemunho dos Apostolos que viram as marcas, da paixão e da morte, no Ressuscitado.
A todos os irmaos e irmas, a minha saudação e minha benção! Feliz Pascoa!
+ Irineu Roman, CSJ
Arcebispo Metropolitano de Santarém “