
LITURGIA DOMINICAL DA PALAVRA
Saudações!
Celebramos hoje o 4º Domingo do Advento em que no Evangelho, o Anjo Gabriel, diz: “Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco!” Acompanhemos a proposta Litúrgica, com várias sugestões: para a Celebração Dominical da Eucaristia, para a Celebração Dominical da Palavra – presidida pelos ministros leigos e leigas, e para a Catequese. Para esta ação evangelizadora, incluímos aqui, atividades para Catequizandos. Nesta edição temos também sugestões para a Celebração do Natal do Senhor, inclusive de roteiro para a Celebração da Palavra.
Estimado irmão ordenado, consagrado (a) e leigo (a), faça a experiência do encontro a partir da Lectio Divina (Evangelho do Domingo), durante a semana na sua Comunidade, nos seus grupos eclesiais, como também na família e entre amigos e vizinhos, culminando com a Celebração Dominical da Eucaristia ou da Palavra.
A Leitura Orante da Bíblia, ou Lectio Divina, é um alimento indispensável para o nosso crescimento espiritual e para a qualidade de nossa fé vivida como discípulos missionários de Cristo. A família e a comunidade crescem com a Leitura Orante da Escritura, pois o Espírito Santo toca a alma dos que bebem nas fontes da Palavra revelada e os leva a saborear a Verdade de Cristo que vive na sua Igreja.
Bem-aventurado quem consegue estabelecer uma relação harmoniosa com a sua origem, mesmo se nela tiver circunstâncias indesejáveis. Acolhendo o “ponto de partida” é possível perceber a ação amorosa de Deus no que já aconteceu, no que está acontecendo e no que poderá vir acontecer. Esta compreensão é bem clareada no Evangelho; de onde brota uma Luz abundante para fortalecer a fé, confiar mais na Providência Divina e ter os “pés no chão da vida”.
Nestes dias “olhemos” atentamente para a “origem de Jesus”, a fim de vivenciarmos intensamente os últimos preparativos da vinda do Senhor.
A todos os irmãos e irmãs, Feliz e Santo Natal. A minha saudação a minha bênção!
† Irineu Roman, CSJ
Arcebispo Metropolitano de Santarém
…
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá. E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/