LITURGIA DOMINICAL DA PALAVRA

Saudações!
Celebramos hoje o 3º Domingo do Tempo Comum, em que no Evangelho, Mateus diz: “O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz!” Acompanhemos a proposta Litúrgica, com várias sugestões: para a Celebração Dominical da Eucaristia e para a Celebração Dominical da Palavra – presidida por ministros ordenados e ministros leigos e leigas. Nesta edição temos também sugestão de Círculo Bíblico que evidencia o Evangelho do domingo seguinte.

Estimado irmão ordenado, consagrado (a) e leigo (a), faça a experiência do encontro a partir da Lectio Divina (Evangelho do Domingo), durante a semana na sua Comunidade, nos seus grupos eclesiais, como também na família e entre amigos e vizinhos, culminando com a Celebração Dominical da Eucaristia ou da Palavra.

A Leitura Orante da Bíblia, ou Lectio Divina, é um alimento indispensável para o nosso crescimento espiritual e para a qualidade de nossa fé vivida como discípulos missionários de Cristo. A família e a comunidade crescem com a Leitura Orante da Escritura, pois o Espírito Santo toca a alma dos que bebem nas fontes da Palavra revelada e os leva a saborear a Verdade de Cristo que vive na sua Igreja.

Por gestos e palavras o Senhor chama e quem o escuta se aproxima da Luz e se torna um iluminado. E tanto a coragem de levantar-se, como também a determinação de ir “ver onde o Mestre mora” e conviver com Ele, fazem parte de um Sim iluminado mesmo entre as trevas que o mundo a tem como luz. Quanto testemunho dos primeiros discípulos ao largarem tudo – encontraram a razão existencial de suas vidas – fácil não foi, mas com o chamado e a companhia do Mestre, nada foi impossível.

No cotidiano de nossas idas e vindas o Senhor nos chama. Que nosso Sim ilumine a tantos que buscam, em meio as adversidades, uma luz para guiá-los.

A todos os irmãos e irmãs, a minha saudação e minha bênção!

Irineu Roman, CSJ
Arcebispo Metropolitano de Santarém

25.01.2026 - 3º DOMINGO TEMPO COMUM-A