LITURGIA DOMINICAL DA PALAVRA

Saudações!

Celebramos hoje a Solenidade da Santíssima Trindade em que Jesus diz: “Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo.” Acompanhemos a proposta Litúrgica, com várias sugestões: para a Celebração Dominical da Eucaristia, para a Celebração Dominical da Palavra – presidida pelos ministros leigos e leigas, e para a Catequese. Para esta ação evangelizadora e formativa, incluímos aqui, atividades para Catequizandos. Nesta edição temos também sugestão de Círculo Bíblico que evidencia o Evangelho do domingo seguinte.

Estimado irmão ordenado, consagrado (a) e leigo (a), faça a experiência do encontro a partir da Lectio Divina (Evangelho do Domingo), durante a semana na sua Comunidade, nos seus grupos eclesiais, como também na família e entre amigos e vizinhos, culminando com a Celebração Dominical da Eucaristia ou da Palavra.

A Leitura Orante da Bíblia, ou Lectio Divina, é um alimento indispensável para o nosso crescimento espiritual e para a qualidade de nossa fé vivida como discípulos missionários de Cristo. A família e a comunidade crescem com a Leitura Orante da Escritura, pois o Espírito Santo toca a alma dos que bebem nas fontes da Palavra revelada e os leva a saborear a Verdade de Cristo que vive na sua Igreja.

Falar ou expressar o amor provindo de Deus, que é Pai e Filho e Espírito Santo necessita, antes de tudo, testemunho comunitário, com humildade. E para que seja perceptível estas ações e virtudes faz-se necessário a determinação de “acreditar mesmo ter visto”, pois há quem repasse seguramente uma imagem distorcida de Deus como Ele sendo vingativo e castigador. Estas são distorções do inimigo.

Não nos cansemos de expressar, por palavras e ações, o verdadeiro rosto de Deus que é rico em perdão e misericórdia.

A todos os irmãos e irmãs, a minha saudação e minha bênção!

† Irineu Roman, CSJ
Arcebispo Metropolitano de Santarém

….
Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, se inscreva no nosso canal do WhatsApp https://whatsapp.com/channel/0029Var4FMQ6RGJE2FtlnS1V e você receberá notícias das Arquidioceses, Dioceses e Prelazias no Pará e Amapá. E aproveite para nos seguir no instagram https://www.instagram.com/cnbbn2/