LITURGIA DOMINICAL DA PALAVRA
Saudações!
Celebramos hoje a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, em que Isabel diz: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” Sigamos a proposta Litúrgica com várias sugestões para a a Celebração Dominicial da Eucaristia, para a Celebração Dominicial da Palavra – presidida pelos ministros leigos e leigas, para Círculos Bíblicos nas Comunidades e nos Grupos Missionários de Evangelização, como também para Catequese. Para esta ação evangelizadora, incluímos aqui, atividades para os Catequizandos infanto-juvenis, jovens e adultos.
Estimado irmão ordenado, consagrado(a) e leigo(a), faça a experiência do encontro da Lectio Divina durante a semana na sua comunidade, nos seus grupos eclesiais, como também na sua família, vizinhos e amigos.
A Leitura Orante da Bíblia, ou Lectio Divina, é um alimento indispensável para o nosso crescimento espiritual e para a quallidade de nossa fé vivida como discípulos missionários de Cristo. A comunidade cresce com a Leitura Orante da Escritura, pois o Espírito Santo toca a alma dos que bebem nas fontes da Palavra revelada e os leva a saborear a Verdade de Cristo que vive na sua Igreja.
A dinâmica da manifestação de Deus, para dizer que não abandonou sua obra prima: o ser humano, parece lenta diante do aceleramento de tantos acontecimentos. Maria não se deteve, no que parece ser lentidão de Deus e muito menos na multiplicidade de fatos, mas se deteve tão somente no resgate da harmonia da criação, razão de sua profunda obediência e determinação.
Miremos nas manifestações de Deus em nossa historia e na história da humanidade. Desta forma veremos que Deus é sempre bondoso e compassivo.
A todos os irmãos e irmãs, minha saudação e minha bênção!
+ irineu Roman, CSJ
Arcebispo Metropolitano de Santarém
ABAIXO AS SUGESTÕES DE TRABALHO
18.08.24 - SOLENIDADE ASSUNÇÃO