LITURGIA DOMINICAL DA PALAVRA
Saudações!
Celebramos hoje a Festa da Sagrada Família, em que Maria diz: “Meu filho, por que agiste assim conosco?” Acompanhemos a proposta Litúrgica, com várias sugestões, para a Celebração Dominical da Eucaristia e para a Celebração Dominical da Palavra – presidida pelos ministros leigos e leigas, como também, para a Catequese.
Nesta edição temos também tópicos a respeito do Jubileu de 2025 – Peregrinos da Esperança, e sugestão de roteiro para a Celebração da Palavra referente a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus.
Estimado irmão ordenado, consagrado(a) e leigo(a), faça a experiência do encontro a partir da Lectio Divina (Evangelho do Domingo), durante a semana na sua Comunidade, nos seus grupos eclesiais, como também na família e entre amigos e vizinhos, culminando com a Celebração Dominical da Eucaristia ou da Palavra.
A Leitura Orante da Bíblia, ou Lectio Divina, é um alimento indispensável para o nosso crescimento espiritual e para a qualidade de nossa fé vivida como discípulos missionários de Cristo. A família e a comunidade crescem com a Leitura Orante da Escritura, pois o Espírito Santo toca a alma dos que bebem nas fontes da Palavra revelada e os leva a saborear a Verdade de Cristo que vive na sua Igreja.
Jesus, Maria e José – esperança dos desesperançados; daquelas que pensam e até mesmo abrem a boca dizendo: tudo está perdido – a família não é a mesma. Não é mais possível resgatá-la e muito menos vê-la como a Família Nazaré. Até mesmo membros da Igreja estão neste rol. Maria e José não desistiram de procurar Jesus, quando se distanciou deles. E quando o encontraram ficou bem evidente o diálogo entre os três. Diálogo, que fez Maria optar por guardá-lo em seu coração.
Fiquemos certos de que a busca por Jesus é a salvação da família.
A todos os irmãos e irmãs minha saudação e minha benção!
+Irineu Roman, CSJ
Arcebispo Metropolitano de Santarém
ABAIXO AS SUGESTÕES PARA A CELEBRAÇÃO DOMINICAL DA PALAVRA
29.12.2024-FESTA SAG FAMILIA-C